Conselheiro Otávio Lessa representa TC-AL em encontro.
Tribunais de Contas terão acesso ao Sistema Nacional de Informações das Cidades (SNIC) para localização e acompanhamento, via satélite, de obras públicas realizadas ou em execução, graças ao protocolo de intenções assinado com o ministro Márcio Fortes, do Ministério das Cidades, durante o I Encontro Técnico dos Tribunais de Contas do Norte e Nordeste, realizado em João Pessoa (PB), nos dias 20 e 21.
Dirigentes do TCs defenderam a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, objeto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do deputado paraibano Vital do Rego Filho, que poderá ser votada após o recesso parlamentar. Esse posicionamento foi incluído na “Carta de João Pessoa”, que resumiu os principais temas aprovados, segundo o conselheiro Otávio Lessa, presidente em exercício do Tribunal de Contas de Alagoas, um dos signatários do documento.
A uniformização de procedimentos de controle externo como meio de melhor servir à sociedade e o uso de sistemas informatizados como ferramenta capaz de tornar mais eficientes e eficazes às ações do controle externo, também foram discutidos durante o encontro.