Categorias: Maceió

Movimento Ficha Limpa realiza ato no Calçadão

Mobilização acontece na próxima sexta-feira, 28.

O Movimento Ficha Limpa em Alagoas realiza nesta sexta-feira, 28, a partir da 16h, no Calçadão do Centro da Cidade, em frente ao prédio do antigo Produban, ato público em defesa do Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar.

Uma esperteza do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) pode comprometer a lei de iniciativa popular que se propõe a impedir o acesso à política daqueles que respondem na Justiça por crimes graves e já foram condenados em segunda instância.

A emenda de Dornelles, a pretexto de uma "correção gramatical", pode ter o efeito não apenas de livrar os já condenados em segunda instância da inelegibilidade e empurrar a vigência do chamado projeto Ficha Limpa para as próximas eleições. Mais do que isso, pode jogar a decisão do Congresso para a última palavra do STF.

De acordo com o secretário geral do Sindifisco-AL e também integrante do Movimento Ficha Limpa em Alagoas, Yuri Miranda, existem chances reais de a nova lei ser derrubada naquela instância judicial. Esse tem sido o padrão de decisões do Supremo em questões que envolvem matéria eleitoral e partidária.