Categorias: Futebol

Rogério Ceni pega penalti e o São Paulo bate o Palmeiras

Tricolor venceu por 1 a 0.

Terra

Terra

Depois de seis derrotas, acabou o jejum de clássicos do São Paulo no ano de 2010. Apesar de uma exibição muito superior à do rival Palmeiras, a equipe tricolor venceu por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Morumbi, graças ao goleiro Rogério Ceni, que defendeu um pênalti de Ewerthon aos 43min do segundo tempo. Fernandão teve boa atuação e anotou o gol da equipe da casa.

O São Paulo chegou logo aos 2min, com avanço de Richarlyson, que atuou como zagueiro pelo lado esquerdo, mas apoiou o ataque quando possível. O camisa 20 chutou de fora da área com perigo, para fora. Com o domínio da posse de bola, o time tricolor ameaçou novamente aos 8min, quando Dagoberto recebeu lançamento e Márcio Araújo não cortou. O atacante dominou e bateu para boa defesa de Marcos.

Recuado, o Palmeiras tentava fechar os espaços para o ataque são-paulino. Aos 18min, porém, Júnior César teve liberdade pela esquerda e cruzou na medida para Fernandão, que cabeceou para mais uma ótima defesa de Marcos. Rogério Ceni teve boa chance na bola parada aos 23min, mas bateu falta por cima da meta.

Aos 27min, o Palmeiras conseguiu chegar à área rival com o jovem lateral esquerdo Gabriel Silva, que fez a finta na entrada da área e bateu no canto, mas Rogério fez a defesa. O São Paulo respondeu com Jean, que aproveitou erro de passe de Edinho para entrar na área, mas o chute saiu sem direção.

Se já tinha dificuldade para armar jogadas, a equipe alviverde viu a situação piorar aos 31min, quando Cleiton Xavier sentiu dores e foi substituído pelo volante Souza. Na bola parada, os visitantes voltaram a assustar dez minutos depois. Edinho desviou cobrança de escanteio e Vinícius se livrou da marcação, mas chutou nas mão de Rogério Ceni.

Antes do intervalo, o São Paulo também teve uma baixa por lesão: Marlos teve que dar lugar a Fernandinho, que foi atuar aberto pela esquerda, deslocando Dagoberto para a direita. E foi Fernandinho quem fez toda a jogada do primeiro gol do São Paulo. Aos 9min, ele recebeu passe de Richarlyson, girou sobre Maurício Ramos, invadiu a área e tocou para o meio, onde Fernandão entrou de carrinho para mandar para as redes.

Atrás no marcador, o Palmeiras tentou valorizar a posse de bola para buscar o empate, mas esbarrava nos erros de passe na frente. Aos 16min, os donos da casa chegaram de novo: Fernandão finalizou mal, Fernandinho pegou a sobra na área e chutou em cima de Marcos, perdendo ótima oportunidade.

O jogo ficava cada vez mais truncado, e a equipe do Palestra Itália só ameaçava na bola parada. Aos 21min, Lincoln bateu falta por cima do gol. Seis minutos depois, Júnior César apareceu novamente livre pela esquerda e bateu para o gol, mas a bola desviou na zaga palmeirense e saiu pela linha de fundo.

O técnico interino Jorge Parraga fez a última alteração na equipe visitante sacando Souza, que havia entrado no primeiro tempo, para colocar o atacante Paulo Henrique. Aos 37min, Ivo perdeu grande chance de empatar ao dividir com Cicinho na pequena área, dando tempo para Rogério se recuperar e ficar com a bola.

A maior oportunidade para o Palmeiras veio aos 43min. Lincoln acertou ótimo passe e Ivo caiu ao receber marcação de Cicinho. O árbitro marcou pênalti, mas Ewerthon desperdiçou a cobrança graças a uma bela defesa de Rogério Ceni, que pulou no canto para espalmar.

Desesperado, o Palmeiras teve até a ajuda de Marcos no ataque. Lincoln levantou a bola na área em cobrança de falta e o goleiro conseguiu o cabeceio, mas para fora. Antes do apito final, Cicinho ainda recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso após falta em Gabriel Silva.

FICHA TÉCNICA

São Paulo 1 x 0 Palmeiras

Gols
São Paulo: Fernandão, aos 9min do 2º tempo

Ponto Forte do São Paulo
Manteve a posse de bola no meio e o domínio do jogo, com Fernandão servindo de referência e articulando jogadas ofensivas

Ponto Forte do Palmeiras
Mesmo sem inspiração, passou a buscar mais o gol depois de sair atrás no placar

Ponto Fraco do São Paulo
Errou muitos passes no setor ofensivo, falhando em transformar o domínio em chances de gol

Ponto Fraco do Palmeiras
Setor de ataque praticamente inexistente, sobretudo no primeiro tempo, com articulação deficiente e nenhum perigo à zaga são-paulina

Lance polêmico
Pênalti de Cicinho sobre Ivo aos 43min do segundo tempo, quando o lateral deu um tranco no meia palmeirense, que caiu

Personagem do jogo
Rogério Ceni, que salvou o time de levar o empate no final ao defender cobrança de pênalti de Ewerthon

Esquema Tático do São Paulo
3-4-3
Rogério Ceni; Alex Silva, Xandão e Richarlyson; Cicinho, Jean, Hernanes e Júnior César; Marlos (Fernandinho), Fernandão e Dagoberto (Jorge Wagner). Técnico: Ricardo Gomes

Esquema Tático do Palmeiras
4-4-2
Marcos; Vítor, Maurício Ramos, Danilo e Gabriel Silva; Edinho, Márcio Araújo, Cleiton Xavier (Souza, depois Paulo Henrique) e Lincoln; Ewerthon e Vinícius (Ivo). Técnico: Jorge Parraga

Cartões amarelos
São Paulo: Jean, Richarlyson e Cicinho
Palmeiras: Maurício Ramos e Edinho

Cartão vermelho
São Paulo: Cicinho

Árbitro
Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)

Local
Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)