Categorias: Saúde

Semana do Teste do Pezinho em Maceió

Equipe da Santa Mônica participa de eventos internos e fórum

Ilustração

Ilustração

Como forma de conscientização e comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho em 6 de junho, a equipe multicisplinar da Casa do Pezinho, da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), participa de uma programação especial durante a semana de 7 a 10 de junho.

A programação tem início às 8h do dia 7, na sala de espera do ambulatório da MESM, com palestra da assistente social Doriane Costa sobre a importância do teste, responsabilidade da mãe e da família a partir do nascimento e explicações sobre a gravidade quando o bebê não realiza o exame e é portador de uma das doenças identificadas com o teste do pezinho. “Somos referência no teste do pezinho do Estado e entendemos que nossas futuras mamães precisam ter conhecimento sobre a importância do teste e saber que, caso não realize o exame, pode ser responsável por sequelas irreparáveis no próprio filho. Sequela que não existe quando a doença é identificada no período ideal para o teste do pezinho, do primeiro ao sétimo dia de vida, e a criança recebe o tratamento adequado, 100% coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Doriane.

No mesmo dia, às 9h, a Hematologista Sandra Helena, gerente da Casa do Pezinho apresenta o funcionamento do setor aos servidores da maternidade, durante palestra no auditório térreo, como parte do projeto “Revelando Seu Fazer”, idealizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). Dando seguimento ao projeto, no dia 9, a equipe realiza exposição sobre o serviço na pracinha interna da Santa Mônica.

No dia 9 de junho, no município de União dos Palmares, a equipe da Casa do Pezinho e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), realizam capacitação para os profissionais médicos do Programa de Saúde da Família (PSF/AL) sobre doença falciforme, como parte do projeto de “Implantação do Serviço de Referência de Aconselhamento Genético para Portadores de Doença Falciforme no SUS/AL”, coordenado pela professora Eneida Lipinski-Figueiredo, da (UFAL).

Ainda no dia 9, às 19h, no Hotel Jatiúca, ocorre a abertura de 2º Fórum Alagoano sobre Doença Falciforme, que tem prosseguimento no dia 10, a partir das 8h, com a presença de Joice Aragão de Jesus, coordenadora das políticas nacionais de atendimento integral às pessoas com doença falciforme e outras hemoglobinopatias, que participa da conferência, cujo tema de abertura da será Teste do Pezinho.