Categorias: Maceió

Tomadas e plugues devem seguir novo padrão

Medidas são explicadas pelo Procon.

Ilustração

Ilustração

Em época de Copa do Mundo aumentam as vendas de eletrônicos, principalmente televisões. Todo torcedor que acompanhar de perto cada jogada para não perder nenhum detalhe do jogo. Ao comprar o televisor tão esperado ele se depara com uma nova situação. Pois a partir deste ano, as tomadas e plugues dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos têm três pinos.
Visando uma maior segurança para os consumidores, a Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT- desenvolveu um padrão de plugues e tomadas para o Brasil. Os novos equipamentos precisam de condutor- terra, por isso a necessidade de plugues com três pinos.

Mas, toda esta mudança está deixando os vendedores de cabelo em pé. Uma loja de eletrodoméstico de um shopping de Maceió preparou um stand com as novas tomadas para orientar o cliente. De acordo com o gerente Gleisson Wiliam Brito, existem muitos questionamentos. "A norma entrou em vigor e não foi muito divulgada. As pessoas tentam se adequar o quanto podem, pois as residências mais antigas não possuem aterramento nas suas construções. O que dificulta a real finalidade da ABNT", explica o gerente.

Neste período de transição, o consumidor terá que fazer a substituição das tomadas ou optar por adaptadores certificados pelo Inmetro. Vale ressaltar que continuará existindo plugue de dois pinos em aparelhos que não necessitem de fio terra. No entanto, quando for necessária a instalação de tomadas de três pinos é imprescindível efetuar o aterramento na rede elétrica.

O Procon/AL analisa como positiva a mudança para o novo padrão pelo fato do encaixe do plugue na tomada ser mais ajustado, apresentando uma menor resistência à condução de corrente, e por ter maior resistência mecânica aos esforços de uso normal, ele ajuda a combater o desperdício de energia e evita que principalmente as crianças tomem choques elétricos, pois o contato acidental com os dedos no local energizado não é possível.