Categorias: Economia

German Efromovich diz que Eisa Alagoas é real

Empresário lembra os dez mil empregos gerados com a obra.

Agência Alagoas

Em solenidade, empresário destaca mudança da realidade alagoana com chegada de estaleiro

Durante o lançamento do navio Log-In Jacarandá, da empresa Log-In Logística Intermodal, nesta quinta-feira, 27, o CEO do Grupo Synergy, German Efromovich, ratificou mais uma vez que a construção do estaleiro Eisa Alagoas está garantida, aguardando apenas os trâmites legais serem finalizados para iniciar a execuçao da obra. O navio lançado foi construído pelo Estaleiro Ilha S/A (Eisa), no Rio de Janeiro, considerado o primeiro porta contêiner construído no Brasil neste século.

O empresário German Efromivch fez questão de destacar que o Eisa Alagoas “não é um estaleiro virtual”, pois não depende vencer alguma concorrência para iniciar a construção. Após ser questionado por que investir R$ 1,5 bilhão em Alagoas, Efromovich respondeu que no Estado encontrou “determinação, pátria, preocupação com o social, preocupação com o povo”. “A implantação do Eisa Alagoas na região de Coruripe irá transformar, e já começou, a realidade da população. O fator de multiplicação dessa indústria é grande”, destacou o empresário.

“Com o abnegado apoio do governador Teotonio Vilela Filho, o Eisa Alagoas será mais uma instalação de indústria naval no mundo para a geração de dez mil empregos diretos e 50 mil indiretos. O governador de Alagoas é um grande visionário”, disse Efromovich.

Marco para o Estado

O governador Teotonio Vilela Filho, convidado pelo empresário para participar do lançamento, junto com uma comitiva de autoridades e políticos de Alagoas, disse que a construção do Eisa Alagoas será um marco para a economia de Alagoas. Teotonio comentou que nas últimas décadas a economia de Alagoas estava estagnada e agora a sociedade alagoana começa a receber boas notícias: a vinda de investimentos. “O povo alagoano vibra com o Eisa Alagoas”, exemplificou o governador.

Comparando com o Estaleiro Ilha S/A (Eisa), segundo o diretor Jorge Gonçalves, o estaleiro de Alagoas será maior, “com tecnologia superior, já que tudo mudou e a forma de construir também por que o setor modernizou-se muito nos últimos anos”. A cerimônia foi encerrada com o discurso do vice-presidente da República, José Alencar, que destacou o entusiasmo com a utilização da cabotagem, transporte de cargas dentro do país, já que dispõe de mais de oito mil Km de litoral marítimo. “É muito importante estimular a navegação, é muito mais lucrativo que rodoviário e ferroviário”, defendeu o vice-presidente.

Lançamento

“É muita emoção neste lançamento do primeiro porta-contêineres construído no país neste último século”, disse German Efromovich. O Log-In Jacarandá pesa cerca de dez mil toneladas vazio, sendo que carregado pode chegar a 47 mil toneladas. A embarcação possui mais de 200 metros de comprimento total, 29,80 metros de largura (boca) e com 11,5 metros de calado (profundidade). De acordo com o diretor-presidente da Log-In, Mauro Dias, só nestes primeiros meses de 2010 houve crescimento de 25% na demanda do setor de navegação costeira no país.

“Foi um grande desafio este início de projeto”, evidenciou o executivo, citando que o Estaleiro Ilha, após este lançamento, já está com quatro embarcações da empresa, sendo dois porta-contêineres e dois graneleiros. A Log-In é coligada à mineradora Vale. A atuação da empresa abrange a movimentação e armazenagem de cargas em contêineres e desenvolvimento de soluções logísticas.