Encontro acontece na próxima segunda.
O projeto Mulheres Vencedoras, também conhecido como Priojeto Mama, realiza nesta segunda-feira (31), das 8h às 11h, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió, mais um encontro reunindo mulheres que vivenciaram a realidade do câncer de mama ou que desejam conhecer mais sobre o tema.
O “Mulheres Vencedoras” nasceu como uma resposta aos alarmantes números que cercam o câncer de mama no Brasil e em Alagoas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, somente em 2010 são previstos 253.030 casos de neoplasia entre mulheres.
À exceção do câncer de pele não-melanoma (60 mil casos novos), a mama lidera a lista, com 49 mil diagnósticos, seguida do colo do útero (18 mil), cólon e reto (15 mil) e pulmão (10 mil).
No encontro deste mês, o tema "Direitos sociais dio paciente oncológico" será apresentado pelas assistentes sociais Maria Lúcia (Instituto de Radioterapia) e Somaya Lemos (Centro de Oncologia).
Segundo os organizadores do evento, a iniciativa visa difundir informações sobre prevenção e tratamento de doenças que afetem a mama, dentre elas o câncer.
“Não são eventos exclusivos para pacientes ou pessoas que receberam tratamento na Oncologia da Santa Casa de Maceió. Pelo contrário, queremos levar esclarecimento a todas as pessoas que, tendo ou não histórico ou sintomas de doenças mamárias, queiram se informar e trocar experiências”, disse a coordenadora do Serviço de Psicologia, Rosa Carla Lobo.
Coordenado pelas psicólogas Anamarina Soares e Kelly Costa, o projeto conta com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Organizado pela Rede Feminina, o lanche servido no encontro é é balanceado, com opções como suco de frutas, sanduíche, fruta, barra de cereais ou bombons.
O Projeto Mama nasceu para difundir informação para o público leigo e reunir num mesmo espaço pacientes ou não da instituição e profissionais de diversas áreas, como nutricionistas, oncologistas, radioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentre outros.