Categorias: Saúde

Semana mundial de combate ao tabaco

Várias atividades serão desenvolvidas no Estado.

Para marcar a "Semana Mundial de Combate ao Tabaco", cujo dia é 31 de maio, oito municípios alagoanos realizam vasta programação, visando alertar a população sobre os males que o fumo causa à saúde. As ações têm o apoio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Nesta segunda-feira (31), em Arapiraca, acontece uma panfletagem de material educativo no Centro Administrativo e na Feira Livre. Em Palmeira dos Índios, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde realizam panfletagem no Colégio Estadual Humberto Mendes, afixação de Cartazes com a Lei 9.294/96 em restaurantes, lanchonetes e pontos comerciais da cidade, além de proferirem palestras no Auditório da Casa Museu Graciliano Ramo, no Fórum de Palmeira dos Índios, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Casa de Shows Acalanto.

Nos dias 1º e 2 de junho, em Igreja Nova, acontecem palestras com os temas Tabagismo e Gravidez . Já em Lagoa da Canoa, Satuba e Santa Luzia do Norte, também serão realizadas palestras, caminhadas e panfletagens, de acordo com a programação montada pelas Secretarias Municipais de Saúde e o Programa Estadual de Controle do Tabagismo.

“Alagoas é um dos poucos estados que está empenhado em conscientizar sua população sobre os malefícios do tabaco. A prova é a vasta programação montada para marcar a Semana Mundial de Combate ao Tabaco, pois segundo o Ministério da Saúde (MS), são registradas anualmente, no Brasil, cerca de 200 mil mortes”, frisou a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira.

Mulher- Este ano, a Organização Mundial da Saúde, OMS, escolheu como tema para as atividades comemorativas do Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, com o lema “Você merece algo melhor do que o cigarro”. As ações visam a alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e acerca dos males que seus produtos causam à saúde da população e ao meio-ambiente.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), desenvolveu peças promocionais para uma campanha com o slogan “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!”. As peças trazem a imagem de flores como um contraponto à do cigarro. As flores representam proteção ao meio-ambiente, beleza e qualidade de vida, contrastando com o cigarro que representa desmatamento, envelhecimento precoce e problemas de saúde.