Vinte jovens, entre 17 e 19 anos anos, serão beneficiados.
Contribuir para a inserção do jovem no mercado de trabalho através da qualificação social e profissional é um dos objetivos do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, que será lançado nesta terça-feira (amanhã, 1º de junho), a partir de 14h, durante cerimônia realizada na sede da Petrobras, beneficiando vinte jovens do município de Pilar, na faixa etária de 17 a 19 anos.
O projeto, que será desenvolvido pela Petrobras e a ONG Associação Pilarense para Proteção do Pequeno Cidadão, atenderá pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Como pré requisito, cada jovem selecionado deve estar matriculado no sistema de ensino regular e com freqüência comprovada. Todos participarão de capacitações sobre temas como educação e cidadania, tecnologia e qualidade de vida, responsabilidade social e ambiental, qualificação técnico-profissional, entre outros. Eles serão treinados e capacitados para o mercado de trabalho, atendendo aos requisitos legais do programa, que tem o Senai como parceiro.
Os jovens aprendizes desenvolverão atividades na área administrativa, terão carteira assinada, cumprirão jornada máxima diária de quatro horas e receberão salário mínimo integral, tíquete refeição, 13º salário, férias coincidindo com as do calendário escolar, vale transporte, FGTS e assistência previdenciária.
Segundo o gerente da Petrobras em Alagoas, Marcos Gonçalves, nas outras edições do Programa, o resultado foi bastante positivo e a inserção no mercado de trabalho foi alcançada por alguns jovens. “No nosso escritório, temos um exemplo. Uma jovem aprendiz foi contratada e agora presta serviços para a Companhia”, explica.
Com a iniciativa, a Petrobras cumpre a Lei do Aprendiz 10.097/2000, que prevê a contratação de menores por empresas de grande e médio porte. As contratações têm a duração de 02 anos e ocorrem em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal, com exceção do Acre, onde não há atividade de produção da empresa.