Categorias: Saúde

AL se prepara para vacinar contra poliomielite

Devem ser vacinadas as crianças menores de cinco anos.

Técnicos dos municípios alagoanos se reúnem nesta quarta-feira (2), às 9h, na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI), para discutir as estratégias da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que será deflagrada no próximo dia 12 em todo o País. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com os 102 municípios, também vai discutir a programação do Dia D contra a pólio (12 de junho).

Durante a reunião, a gerente estadual do PNI, Denise Castro, irá ressaltar a importância dos técnicos municipais realizarem ações que possibilitem o alcance da meta mínima de 95% de cobertura, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Isso porque, desde 2005 que Alagoas não consegue atingir este índice, o que preocupa os técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).

Segundo Denise Castro, devem ser vacinadas as crianças menores de cinco anos, que correspondem a 340.890 mil. Para imunizar as crianças com essa faixa etária, os pais e responsáveis devem se dirigir aos postos de saúde mais próximos de sua residência ou, ainda, comparecer às unidades volantes, montadas na zona rural dos municípios.

A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os bebês devem recebê-la aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço, mas, mesmo assim, é importante que até os cinco anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.

Histórico – O último caso da doença registrado no Brasil aconteceu no município de Souza, na Paraíba, em 1989 e, no ano de 1994, o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação da doença. A partir de então, o País assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais, além de promover ações promocionais para alertar sobre a necessidade de vacinar as crianças.