Até ontem, 1.111.220 milhão alagoanos já foram vacinados.
A prorrogação da Campanha de Vacinação contra a gripe A se encerra nesta quarta-feira (2) e Alagoas ainda não atingiu a meta mínima de 80% de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), até às 12h da terça-feira (1º), 1.111.220 milhão alagoanos já haviam sido vacinados, o que corresponde a 74,81% da população especificada.
Para se imunizar, basta se dirigir aos postos de vacinação espalhados nos 102 municípios, portando o cartão de vacinação. De acordo com a gerente estadual do PNI, Denise Castro, não há risco dos integrantes das faixas etárias preconizadas ficarem sem tomar a vacina contra o vírus H1N1.
Isso porque, foram enviadas a Alagoas mais 215 mil doses da vacina, além de 345 mil seringas, visando atender a toda a demanda do Estado. O material foi remetido às secretarias municipais de saúde, que tiveram a atribuição de fazer a distribuição para os postos de imunização.
E para que Alagoas atinja a meta do MS, que ainda não foi alcançada por nenhum estado do Nordeste, a gerente estadual do PNI faz um apelo para que os alagoanos que ainda não se vacinaram possam comparecer aos postos de vacinação. “Até esta às 17h desta quarta-feira é possível de vacinar. Por isso, é importante que todos compareçam aos postos, com exceção daqueles que têm alergia a ovo, pois a gripe A pode matar, como já ocorreu em Alagoas”, evidenciou.
Dados – De acordo com o último relatório divulgado, a meta de vacinação já foi alcançada em relação aos idosos com 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, crianças e adultos com idade entre 20 a 29 anos. “No entanto, ainda não atingiram a meta mínima de 80% dos doentes crônicos, cujo índice está em 64,16%; as gestantes, que estão no patamar de 64,86%; e os adultos com idade entre 30 a 39 anos, cujo índice corresponde a apenas 59,74%”, informou Denise Castro.
Já quanto à gripe comum destinada aos idosos, a Campanha de Vacinação também termina nesta quarta-feira (2). A meta também não foi alcançada, já que segundo dados do PNI foram vacinados 75,31% dos 80% preconizados, o que corresponde a 186.373 mil dos 248.845 mil idosos preconizados pelo MS.