Evento reúne portadores de deficiência e necessidades especiais.
Com apoio da Prefeitura de Arapiraca, a Associação dos Portadores de Deficiência Física e Mental de Arapiraca (ADFMA) iniciou nesta terça-feira (01), o I Encontro Esportivo para Pessoas com Necessidades Especiais. O evento que tem a programação estendida para esta quarta, acontece no Complexo Esportivo Municipal, antigo Sesi.
Na abertura do encontro, foram feitas apresentações de ballet e Tango com jovens do Centro de Orientação Educacional e Socialização de Deficientes Visuais e Auditivos de Arapiraca (Coee), além da apresentação da bailarina Gabi, que também é deficiente física.
Estiveram presentes no evento, representando o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), a secretária municipal de Governo, Rita Nunes, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Caroline Albuquerque, a ex-prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, o presidente da Fedefal, João Firmino, o diretor do Cemfra, Marcos Fontes, vereadores,alunos da Ufal e alunos das Escolas em Tempo Integral.
“Podemos fazer mais pelos deficientes físicos. O prefeito Luciano Barbosa tem se preocupado muito com os deficientes, tanto que desde o ano passado, estamos com uma grande campanha sobre a acessibilidade. E o esporte só vem a trazer benefícios. Quem sabe daqui há alguns anos, alguns paratletas de Arapiraca possam brilhar em outros países”, disse a secretária Rita Nunes.
Já no primeiro dia, vários paratletas de Alagoas e da Bahia marcaram presença. Eles estão disputando torneios de basquete em cadeira de rodas, natação, voleibol sentado e futsal com atletas sentados.
A alagoana Sônia Gouveia, que já representou o Brasil em outros países e foi medalhista na última paraolimpíada. “Como é bom ver que Arapiraca ta engajada em trabalhar com o deficiente físico. Espero que nesse primeiro encontro, já saia grandes paratletas para as olimpíadas de 2012 e 2016”, disse.
Segundo o presidente da ADFMA, Adriano Targino, mais do que uma competição, o evento tem como objetivo integrar pessoas portadoras de necessidades especiais e mostrar que o esporte é uma das mais eficazes saídas para a ressocialização e a promoção da autoestima das pessoas.
O evento ainda conta com o apoio da Associação Pestalozzi, Cemfra, Ufal e o Grupo de Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde de Arapiraca, além do apoio do vereador Daniel Rocha.