Alunos da terceira idade apresentam experiências.
Tendo passado por uma crise de depressão, Maria Eunice Quintela, 80, é enfática ao falar do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal); “Revivi. A Uncisati me ensinou a viver. Hoje danço, tenho amigos, faço cursos. Não quero nunca mais sair daqui”, conta Eunice, durante a II mostra do projeto que aconteceu nesta terça-feira (2).
Eunice ingressou na primeira turma do projeto, há quatro anos, e já fez curso de envelhecimento ativo, inglês, espanhol e informática. Como ela, mais 250 idosos participam anualmente dos cursos ofertados gratuitamente pela Universidade. Como diz a aposentada, Dulce Aprigio, 70, um exercício para mente.
“Lá em casa tem computador desde que minhas netas eram pequenas, mas sempre achei muito difícil. Não sabia nem ligar. Eu precisava fazer alguma coisa pra ocupar minha mente, conheci o projeto e decidi fazer informática porque eu achava a coisa mais difícil do mundo. Hoje faço desenhos, digito textos e até coloco imagens por trás”, conta Dulce emocionada.
Mas os alunos da Uncisati não são os únicos a se sentirem de bem com a vida depois das aulas, a documentadora de sistemas do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do estado de Alagoas (Itec), Vera Cavalcante, dá cursos de informática básica para o projeto e revela que a experiência é engrandecedora.
“Meu estímulo aumentou depois que comecei a dar aulas. Estou aprendendo mais com eles do que eles comigo. O desafio é grande, alguns alunos possuem deficiência auditiva, mas eles nunca faltam as aulas, possuem compromisso com o curso”, explica Vera.
A Uncisati é formada por professores, técnicos e alunos da Uncisal, e até de outras universidades. Segundo a Coordenadora Geral do Programa de Extensão interdisciplinar pró-idoso, Ana Elizabeth Lins, o intuito maior do projeto é desenvolver atividades buscando o envelhecimento ativo de pessoas com mais de 50 anos.
As inscrições começam no dia 19 de julho e seguem até o dia 22. No primeiro dia a preferência é para a comunidade que mora nos arredores da Uncisal e para parentes dos funcionários, a partir do segundo dia é aberta a todos. Mais informações com a podem ser obtidas pelo telefone 3315-6725.