Time esmeraldinho venceu o tricolor paulista.
Na volta de Fernandão ao Serra Dourada, o São Paulo teve o controle do jogo, mas foi castigado no fim, com o gol de Jonílson que deu a vitória por 2 a 1 à equipe da casa, em partida válida pela 6ª rodada do Brasileiro. Marcelinho Paraíba e Bernardo completaram o placar, em bolas paradas.
Com o resultado, os goianos deixaram as últimas posições e subiram à 11ª posição, com 7 pontos. Os paulistas, muito desfalcados no setor defensivo, perderam a chance de encostar nos líderes e estacionatam nos 8 pontos, na 9ª posição.
Ricardo Gomes não contava com os lesionados Alex Silva, Miranda e Renato Silva, e coube a Xandão comandar o sistema defensivo da equipe, com Richarlyson improvisado ao seu lado.
Mesmo assim, a equipe tricolor começou melhor a partida, trocando passes no ataque, e na primeira chegada concreta já abriu o placar. Aos 14min, Fernandão foi derrubado por Amaral na entrada da área. Marcelinho Paraíba bateu por cima da barreira e o goleiro Rodrigo Calaça não alcançou. Na comemoração, Marcelinho foi até o banco e comemorou jogando capoeira com seu conterrâneo Carlinhos Paraíba.
O São Paulo seguiu controlando as ações e voltou a assustar em cruzamento, que Fernandão não alcançou, aos 20min. O atacante trocou o Goiás pela equipe paulista no mês passado e foi vaiado pela torcida esmeraldina durante a primeira etapa.
Aos 23min, o Goiás teve a primeira chance, também em cobrança de falta, mas o chute de Bernardo passou à esquerda de Rogério Ceni. A partida seguia sem grandes emoções e a equipe paulista conseguia manter o controle no meio de campo.
Mas quando tudo parecia tranquilo, aos 37min, Douglas cruzou da direita, Richarlyson escorregou e tocou com a mão na bola. O juiz não teve dúvidas e marcou a penalidade, que Bernardo bateu com força, no canto direito de Rogério, para empatar a partida.
A primeira etapa seguiu truncada e sem grandes emoções até o apito do árbitro. No intervalo, Ricardo Gomes sacou Dagoberto e colocou Fernandinho, que deu mais movimentação pelo lado esquerdo.
Logo aos 4 minutos, Fernandinho fez grande jogada na ponta esquerda, ganhou no corpo, e cruzou para trás. A zaga goiana rebateu e a bola sobrou limpa para Jean, que pegou mal na bola e isolou.
O São Paulo cresceu na partida, mas abusava dos toques sem objetividade no meio e não conseguia penetrar na defesa esmeraldina, a nao ser nas investidas de Fernandinho e nos chutes de fora de Hernanes. Fernandão teve atuação muito discreta e pouco produziu diante de sua ex-equipe.
O jogo seguia no mesmo ritmo, com o São Paulo tocando de um lado para o outro, sem objetividade e aos 45min do 2º tempo, os paulistas foram castigados. O volante Jonílson acertou uma pancada de fora da área e Rogério não alcançou. Foi a segunda vitória esmeraldina na competição, que aliviou a situação do técnico Leão.
Na 7ª e última rodada antes da parada para a Copa do Mundo, o São Paulo enfrenta o Grêmio, no Morumbi. O Goiás vai ao Maracanã, enfrentar o Flamengo.
FICHA TÉCNICA
Goiás 2×1 São Paulo
Gols
São Paulo: Marcelinho Paraíba, aos 14min do 1º tempo
Goiás: Bernardo, aos 37min do 1º tempo e Jonílson, aos 45 do 2º tempo
Ponto Forte do Goiás
Setor defensivo estava bem armado, e conseguiu impedir o ataque são-paulino, apesar de todo o domínio de jogo tricolor.
Ponto Fraco do Goiás
Não aproveitou o desentrosamento da improvisada zaga são-paulina e criou poucas oportunidades
Ponto Forte do São Paulo
Ricardo Gomes mexeu bem e a entrada de Fernandinho mudou o panorama da partida. O São Paulo passou a explorar melhor as jogadas pelas laterais, sobretudo a esquerda.
Ponto Fraco do São Paulo
Tocou demais a bola, mas não conseguia penetrar na defesa goiana e foi castigado no fim.
Personagem do jogo
Fernandinho. O jogador entrou na segunda etapa, brigou com a defesa goiana e criou as melhores oportunidades
Lance polêmico
Aos 37min, após cruzamento de Douglas, Richarlyson escorregou, abriu o braço e tocou a mão na bola. O juiz marcou o pênalti, convertido por Bernardo.
Esquema Tático do Goiás
4-4-2
Rodrigo Calaça; Douglas (Wendel), Rafael Toloi, Ernando e Jadilson; Jonilson, Amaral, Romerito (Johnathan) e Wellington Monteiro; Éverton Santos e Bernardo (Rafael Moura)
Técnico: Émerson Leão
Esquema Tático do São Paulo
4-4-2
Rogério Ceni; Cicinho, Xandão ,Richarlyson e Júnior César; Rodrigo Souto, Jean, Hernanes e Marcelinho Paraíba; Dagoberto(Fernandinho) e Fernandão.
Técnico: Ricardo Gomes
Cartões Amarelos
Goiás: Rafael Tolói e Bernardo São Paulo: Rodrigo Souto e Fernandinho
Árbitro
Nielson Nogueira Dias (PE)
Local
Serra Dourada, em Goiânia (GO)