Paraná vai passar um mês na liderança da Série B
Em um confronto direto pela liderança do Campeonato Brasileiro da Série B, o Paraná fez dois gols em três minutos no segundo tempo para virar a partida contra a Portuguesa, nesta sexta-feira, no Durival de Britto, e vencer por 2 a 1. Com o resultado, o time tricolor foi a 15 pontos, superou o rival (que parou nos 13) e assumiu a primeira posição na tabela antes da paralisação do torneio para a Copa do Mundo da África do Sul.
Com temporais castigando a cidade de Curitiba durante todo o dia, o jogo ficou até ameaçado de não acontecer. Porém, mesmo chovendo forte, o apito inicial foi autorizado. Com o gramado muito prejudicado pela água, as equipes jogavam à base de bolas longas para o ataque. Aos 7 min, após bola levantada na área da Portuguesa, Marcelo Toscano apareceu livre na pequena área, mas cabeceou por cima.
O jogo seguiu truncado, até que a equipe paulista abriu o placar aos 20 min. Paulo Sérgio levantou na área em cobrança de falta, o goleiro Juninho socou a bola em cima do zagueiro Irineu, e ela voltou lentamente para o gol do Paraná, em um lance bastante inusitado.
A Portuguesa atacava mais que o time da casa e chegou novamente aos 34 min, quando Acleisson desarmou Irineu na entrada da área. Héverton chutou de primeira, mas a bola sofreu desvio e foi para fora. Na cobrança do escanteio, Kempes cabeceou com perigo, mas errou o alvo.
O Paraná só ameaçava com seu principal atacante, Marcelo Toscano. Aos 40min, ele recebeu de Leandro Bocão e bateu por cima da meta. Pouco antes do intervalo, o time rubro-verde teve a chance de ampliar, mas Kempes, sozinho na pequena área, não dominou o cruzamento rasteiro de Fabrício.
O panorama da partida mudou radicalmente na segunda etapa. Com o atacante Somália no lugar do ala direito Jefferson, o time da casa foi para cima da Portuguesa, que recuou demais e foi dominada nos primeiros minutos. O empate não demorou a sair: aos 13min, João Paulo alçou bola na área e Alessandro Lopes desviou de cabeça. O goleiro Andrey escorregou no gramado molhado e não conseguiu fazer a defesa.
Pressionando os visitantes, a equipe tricolor conseguiu a virada apenas dois minutos depois. Toscano recebeu com liberdade na área e cruzou na medida para Luiz Camargo, que entrou livre para cabecear no canto de Andrey.
O técnico Vadão reagiu ao segundo gol adversário de forma brusca: fez três substituições ao mesmo tempo, aos 18min. Maurício, Marcos Paulo e Athirson saíram para as entradas de Biscayzacu, Guilherme e Romano. Porém, foi o Paraná quem chegou com perigo na sequência, quando Somália avançou livre pela esquerda, mas chutou muito longe do gol.
Os times tinham suas melhores chances na bola parada. Aos 34 min, Acleisson soltou a bomba em cobrança de falta, mas Juninho espalmou para escanteio. A Portuguesa só passou a pressionar o Paraná nos minutos finais, mas o gol de empate não veio.