Ca´pitão brasileiro está empolgado com mais uma copa.
Em meio ao "fantasma" das lesões que vem assombrando algumas das principais seleções do mundo, Lúcio garante não estar preocupado com o assunto a cinco dias da abertura do Mundial de 2010. O capitão do Brasil pede um "espírito de Copa" para o amistoso desta segunda-feira contra a Tanzânia.
"No dia a dia a gente vem forçando os treinamentos – são coletivos de muita disputa, todos se dedicam bastante. Os dois times (reserva e titular) estão fazendo treinamentos muito bons", disse o zagueiro, descartando uma cautela devido a tantas contusões recentes de outros jogadores.
Desde sexta-feira, pelo menos três estrelas se lesionaram com gravidade. Devido a um problema no joelho, o zagueiro Rio Ferdinand foi cortado da Inglaterra; o atacante marfinense Didier Drogba fraturou o cotovelo em um amistoso contra o Japão, mas ainda tem chances de viajar à África do Sul; também em uma partida de exibição, diante da Hungria, o atacante holandês Arjen Robben machucou o tornozelo e passará por exames neste domingo para saber se estará no Mundial.
Nesse cenário, Lúcio até admitiu que acompanha com apreensão o azar dos colegas de profissão, entretanto negou uma preocupação excessiva quanto ao tema. "Pensar (na possibilidade de lesão) todo mundo pensa, mas não podemos entrar em campo com ansiedade e medo de machucar – é aí que acaba acontecendo. Sem dúvida a gente tem que ter um cuidado, uma atenção maior nos treinamentos para evitar jogadas de risco, mas a dedicação e a vontade têm que ser as mesmas", apontou.
Assim, ele concluiu adiantando que a Seleção Brasileira não se poupará na segunda-feira, às 12h (de Brasília), contra a Tanzânia na casa do adversário, no Estádio Nacional Benjamin Mkapa, em Dar es Salaam.
"Esse jogo é uma preparação mais perto da estreia e temos que entrar com a determinação muito grande e espírito de Copa do Mundo. Temos que aproveitar da melhor forma", afirmou.
Depois de bater o Zimbábue por 3 a 0 também como visitante, em encontro disputado em 2 de junho, o Brasil terá diante da Tanzânia o seu último teste antes de iniciar sua participação na Copa do Mundo, dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte. Os outros integrantes do Grupo G são Costa do Marfim, que espera contar com Drogba, e Portugal.