Categorias: Polícia

Batalhão de Polícia Ambiental completa 21 anos

Festa foi marcada pela queima de redes de pesca predatória.

Assessoria PM

Assessoria PM

Dentro das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no sábado (5), o Batalhão de Polícia Ambiental da PM (BPA) realizou o aniversário de 21 anos da unidade, criada em 1989, através do Decreto Estadual nº 33.414.

O evento ocorreu na sede da unidade, no Catolé, e encerrou as atividades da II Semana Integrada do Meio Ambiente, que nos últimos dias contou com apresentações culturais, exposições, oficinas, palestras e gincanas. As ações envolveram mais de 50 instituições, empresas, associações, órgãos públicos, ambientalistas e Ong’s ligadas ao tema.

A programação foi marcada pela entrega de homenagens a diversas autoridades civis e militares, plantio de mudas de árvores e a incineração de redes de pesca predatória, os conhecidos candangos, apreendidos durante abordagens do batalhão. Cerca de 150 crianças que participam do programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd) também participaram do evento no BPA, onde puderam conhecer mais de perto o trabalho realizado pela unidade, através de oficinas educativas. As atividades foram encerradas com uma visita aos mananciais na APA do Catolé.

A entrega do prêmio Destaque Ambiental foi dedicada a personalidades que tiveram seu reconhecido mérito científico, profissional e institucional em prol do meio ambiente neste ano. Receberam as homenagens o soldado do BPA pertencente ao Pelotão Aquático, Marivaldo Olivares; o professor de Biologia, Luciano Monteiro; o Procurador Geral de Justiça de Alagoas, Eduardo Tavares; o engenheiro civil Márcio Gomes Barbosa e o economista Geraldo Gomes, todos com trabalhos voltados à educação ambiental e preservação ecológica.

“As homenagens que estamos prestando hoje são a pessoas que contribuem com a preservação do nosso meio ambiente e são nossos parceiros nesta luta. O que já conquistamos foi fruto de muito trabalho e há muito mais para ser feito”, disse o comandante do BPA, tenente-coronel Maxwell Santos, aos homenageados.

O comandante-geral da PM, coronel Dalmo Sena, destacou o histórico do batalhão e as ações que estão sendo realizadas recentemente como as autuações em combate à pesca predatória e operações no sentido de coibir os crimes ambientais. “Defender o meio ambiente é uma tarefa de todos e um modo de preservar nossa própria existência”, ressaltou.

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela, também presente ao evento, elogiou o trabalho realizado pelo BPA, destacando números recentes que demonstram que as ações de combate aos crimes ambientais foram intensificadas. “Esse trabalho é importantíssimo e deve ser incentivado. Contem com o governo para isso”, assegurou durante a entrega de uma aeronave aos órgãos ambientais para auxiliar nas fiscalizações.

Participaram ainda da solenidade o Secretário do Meio Ambiente, Alex Gama; o presidente do IMA, Adriano Augusto; a superintendente do Ibama, Sandra Menezes; representando o Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Alberto Fonseca e Dalva Tenório; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Neitônio Freitas; o deputado federal João Caldas; o subcomandante da PM, coronel Luciano Silva; o superintendente da SMTT, coronel Jorge Coutinho; o diretor de Apoio Logístico da PM, coronel Francisco Macedo; o secretário do Gabinete Militar, coronel da reserva remunerada Ronaldo dos Santos; o vice-presidente do DER, Marcos Antônio; o diretor presidente da Casal, Gessé Mota; o primeiro comandante da unidade, coronel José Vitorino da Silva; o oficial que comandou por maior período de tempo o BPA, tenente-coronel Neuton Bóia dos Santos, entre outras autoridades.