A partir do dia 9, quem não estiver adequado será punido.
Na manhã desta segunda-feira (07) a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, organizou uma ação educativa que marcará o encerramento de um trabalho realizado desde o dia 03 de maio, voltada para a conscientização da população quanto ao uso do dispositivo de retenção em crianças menores de sete anos em veículos. A atividade acontece às 10h com uma Blitz Educativa na Av. Dona Constança nas proximidades da Loja Sam´s Club, no bairro da Mangabeiras.
Através da equipe de Educação de Trânsito, a SMTT esteve em escolas, hospitais clinicas e outros locais de Maceió com a Campanha da Cadeirinha, prestando orientação de acordo com a 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que dispõe sobre o transporte de menores e o uso do dispositivo. Os educadores distribuíram material informativo esclareceram as normas da legislação.
De acordo com a resolução 277/2008 foi especificado o uso do bebê conforto para as idades de 0 a 1 ano, a cadeirinha de 1 a 4 anos e o assento especial a partir de 4 a 7 anos e meio de idade. Crianças acima dessas faixas já podem por o cinto de segurança. A penalidade para os condutores que não se adequarem ao uso do equipamento é a perda de 7 pontos na carteira, considerada infração gravíssima, sujeita inclusive a retenção do veículo.
Para o superintendente da SMTT, Jorge Coutinho, a importância dessa iniciativa se dá ao fato de evitar graves situações de acidentes. Segundo ele, hoje os Estados Unidos e países da Europa conseguiram reduzir em até 70% as seqüelas por acidentes e também salvar vidas.
Na avaliação da diretora de Educação para o trânsito da SMTT, Caroline Machado, a campanha teve uma adesão positiva por parte da população. “O papel da sociedade como todo foi fundamental para o sucesso desse projeto, tanto os condutores, como os demais órgãos de trânsito e a imprensa que possibilitou a ampliação da divulgação desse trabalho”, lembrou.
Um treinamento foi programado para os agentes de trânsito da SMTT e será realizado nos dias 08, 10 e 11 de junho, na sede da SMTT, tendo como objetivo repassar informações necessárias para fiscalização que já começa a ser atuante a partir do dia 09 deste mês.