Recursos vão financiar projetos de ações preventivas.
Onze Organizações Não Governamentais (ONG’s) de Alagoas vão receber, até o final deste mês, os recursos destinados ao financiamento de projetos que visam promover ações preventivas no âmbito das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST e Aids).
Nesta segunda-feira (7), durante reunião realizada na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o titular da pasta, Herbert Motta, acompanhado dos representantes das entidades, dos técnicos do Programa Estadual de Controle das DST/Aids e da promotora de Justiça, Micheline Tenório, se comprometeu em realizar o repasse dos cerca de R$ 500 mil.
Para isso, no entanto, os representantes das ONG’s terão que encaminhar, até a próxima sexta-feira (11), as minutas dos convênios firmados com a Sesau e cópia dos projetos apresentados e já aprovados. Esses documentos serão anexados ao processo referente ao convênio e deverão ser encaminhados à Procuradora Geral do Estado (PGE), que terá a atribuição de validá-los e apresentar parecer favorável, de acordo com a gerente de Convênios da Sesau, Paula dos Santos.
Herbert Motta destacou o empenho dos técnicos da Sesau em agilizar a liberação dos recursos, que serão fundamentais para que as ONG’s possam promover ações que contribuam para a conscientização da população. “Esse convênio existe com o propósito de investirmos em ações educativas que possam alertar e conscientizar os alagoanos acerca de atitudes que evitem a propagação das DST/Aids. Daí porque, o nosso interesse em repassar os recursos no tempo hábil, possibilitando que as ações sejam colocadas em prática o mais rápido possível”, frisou.
MP – Já a promotora de Justiça, Micheline Tenório, que também participou da reunião, salientou que o projeto é importante como foco de educação dos alagoanos. “A gestão da Saúde garantiu a liberação dos recursos e, com isso, temos a certeza que as ações serão colocadas em prática, representando mais uma ação de saúde pública para o bem da sociedade”, evidenciou.
Entre as ONG’s beneficiadas com o convênio, estão a Afinidades GLS, dirigida por Júlio Daniel, que foi contemplada com os projetos “Diversidade Sexual em Cena” e o Empreend’Aids, que serão realizados em Maceió, Marechal Deodoro, Teotonio Vilela e São Miguel dos Campos. Já a ONG Filhos do Axé, irá trabalhar a prevenção das DST/Aids nos terreiros de Candomblé, segundo preconiza o projeto apresentado e aprovado pela gerência de convênio da Sesau.