Secretário estadual do Meio Ambiente esteve na AMA.
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alex Gama, apresentou aos prefeitos e secretários municipais, nesta segunda-feira, 7, na AMA, algumas regras para a viabilização do Plano de Regionalização de Gestão de Resíduos Sólidos, concretizando um consórcio que vai beneficiar várias cidades de Alagoas.
De acordo com o secretário, existem algumas resistências. “Antes de firmamos o convênio com o Ministério do Meio Ambiente, resistimos em alguns pontos exigidos, porém, um diálogo resolveu nosso objetivo. Acredito que nada vai impedir que os municípios realizem esse consórcio, pois os serviços executados serão em prol do próprio município e da população”, ressaltou.
Os municípios beneficiados para o consórcio ainda não estão definidos, porém, no dia 11 de junho, haverá uma reunião em Arapiraca, com os gestores interessados para a elaboração do Plano e no dia 14, haverá outra reunião do período da tarde, na AMA, com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e os municípios da região Metropolitana, onde será apresentado o desenho do consórcio, mostrando todos os detalhes para validação do mesmo.
Todas as cidades alagoanas foram convidadas para as 21 oficinas regionais que foram realizadas em: Marechal Deodoro, União dos Palmares, Matriz do Camaragibe, Coruripe, Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. Os encontros formalizaram discussões sobre a construção do Plano de Regionalização. Cada cidade sede realizou três oficinas.
Segundo Alex Gama, os municípios consorciados ou em fase de formalização terão mais chance de receber os recursos. Para apresentação de Carta Consulta, a primeira etapa é voltada para municípios acima de 70 mil habitantes, com prazo até 11 de junho. A segunda, para cidades entre 50 a 70 mil habitantes, no dia 21 de junho, sendo a abertura do edital e a terceira para municípios até 50 mil habitantes, a data ainda será definida.