Categorias: Economia

Municípios pedem apoio da bancada para projeto do Mtur

Programa abrange 65 destinos turísticos em todo o País.

Foto: Ascom/AMA

Prefeito de Maragogi, Marcos Madeira, pediu apoio para o programa

Demandas e necessidades prioritárias para viabilizar o projeto do Programa Federal dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento do Turismo do Brasil, do Ministério do Turismo (Mtur) foram apresentadas nesta segunda-feira, 7, na AMA, pelo Grupo Gestor de Maragogi, composto por 15 entidades envolvidas com a Cadeia Produtiva do Turismo da região da Costa dos Corais.

Maceió e Maragogi foram os municípios escolhidos para representar Alagoas no programa dos 65 municípios selecionados em todo o Brasil, dentre os 3.819 municípios turísticos brasileiros para compor este programa que constitui o PAC do Turismo pelo MTur. O prefeito de Maragogi, Marco Madeira, convidou a bancada federal para explicar o projeto. “Convidamos os deputados para esclarecer o objetivo do programa e pedir apoio para que eles priorizem os recursos beneficiando os municípios vizinhos”, ressaltou Madeira. A bancada foi representada pelos deputados Augusto Farias e Antônio Carlos Chamariz.

O programa é viabilizado através de verbas parlamentares, individuais e de bancada, tendo como articulador o MTur, que identificou nas diferentes Instituições Governamentais, os caminhos, fontes de financiamento, para a realização de obras de infraestrutura, além de capacitação e promoção.

O coordenador do Grupo Gestor e secretário de Turismo de Maragogi, Herbert Araújo, mostrou a importância de unir forças para melhorar o potencial turístico no Litoral Norte. “Precisamos do apoio dos prefeitos, associações e, principalmente, dos deputados para desenvolvermos de forma integrada, participativa e sustentável o turismo da Costa dos Corais”, ressaltou Herbert.

Segundo o secretário, a região do Litoral Norte, composta pelos municípios de Paripueira, Barra do Santo Antônio, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi, precisa de um hospital regional, duplicação da AL-101 Norte e AL-105, iluminação de trechos urbanizados, internet mais avançada, um projeto para destinação pública dos resíduos sólidos e um plano bem elaborado para o manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais. “Assim, vamos conseguir receber os turistas com mais segurança e conforto, além de mostrar todos os atrativos naturais e culturais de cada cidade”, frisou.