A obra representa um investimento de R$ 4,3 milhões.
Mais uma ação do governo do Estado na geração de emprego e renda começa a ser consolidada. O governador Teotonio Vilela Filho assina, nesta terça-feira, às 11h30, a ordem de serviço para a construção do Polo Moveleiro de Arapiraca, no terreno que fica no povoado Sítio Capim. A obra representa um investimento próprio do Estado no valor total de R$ 4,3 milhões, e conta com a parceria da Prefeitura de Arapiraca, com a doação de uma área de 96 mil m².
"O nosso compromisso é que o projeto alcance o objetivo de promover e consolidar o setor de móveis, responsável pela movimentação na economia da região. A garantia do alcance de benefícios é significativa, pois o Polo será construído em Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas", explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes.
Segundo o superintendente de Logística e Polos da Sedec, Norlan Dowell, o benefício gerado por este projeto alcançará todos que compõem a cadeia produtiva, as empresas de pequeno porte, fornecedores de matéria-prima e insumos e o comércio local.
O governo do Estado irá entregar o local com toda a infraestrutura necessária, como pavimentação, rede de abastecimento de água, sistema elétrico, pórtico e guarita, auditório, ciclovia, rede de esgoto, área de lazer (campo de futebol, quadra poliesportiva e salão de confraternização), e o Showroom – espaço para exposição dos móveis produzidos no local.
O terreno do Polo, localizado no povoado Sítio Capim, logo após o Povoado Canaã, fica a 6 km do centro de Arapiraca e é cortado pela rodovia AL-220, facilitando na logística dos produtos. O local corresponde também à Zona Rural, que apresenta maior dificuldade para a geração de emprego e renda. O Polo irá dispor de 45 lotes, cada um com aproximadamente 1.250 m², que abrigarão tanto as empresas de grande porte como as de pequeno porte.
O setor moveleiro se apresenta como um setor de destaque na região Agreste, recebendo apoio direto do governo do Estado e do Sebrae Alagoas, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis, que implementou ações em tecnologia, gestão e profissionalização.