Vacinas foram perdidas devido à deficiência na refrigeração em decorrência da falta de energia elétrica nas unidades de saúde do município.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na manhã desta terça-feira, dia 8, por meio da sua assessoria, o número de doses de vacinas perdidas durante a interrupção no fornecimento de energia elétrica registrado em cerca de 15 bairros da capital alagoana no último fim de semana. Segundo a assessoria, 9.132 doses foram perdidas devido à deficiência na refrigeração.
Foram destruídas 1.030 vacinas BCG; 740 contra a hepatite B; 820 dT; 700 tetra; 720 DPT; 300 rotavírus; 2.770 pólio; 302 T. viral; 30 F.A.; 1.450 H1N1 e 270 Influenza. As doses inutilizadas pela falta de refrigeração adequada estavam nas unidades de saúde Fernão Velho, São Vicente, Paulo Leal, Rio Novo, Arthur Ramos, José Bernardes, Conjunto Virgem dos Pobres, Pescaria, João Paulo e Tarcísio Palmeira. Ainda estão sendo investigadas as doses da Unidade Osvaldo Brandão Vilela.
De acordo com a SMS, os gestores do órgão já entraram em contato com o Ministério da Saúde para repor as doses da vacina contra a poliomielite, cujo dia D da campanha acontece no sábado, dia 12 de junho.
Quanto à retomada da vacinação, nas unidades de saúde em que não houve problemas de refrigeração, as atividades serão retomadas já na tarde desta terça-feira, dia 8, para todas as vacinas.
Nesta segunda-feira, 7, a Eletrobras Distribuição Alagoas enviou nota à imprensa afirmando que "está concluindo o levantamento para confirmar se houve interrupção de energia elétrica nos locais onde estavam acondicionadas as vacinas."