Categorias: Saúde

Plenária estadual discute controle social do SUS

Evento acontece hoje na Associação Comercial.

Está sendo realizada, durante todo o dia de hoje (08), na Associação Comercial do Jaraguá, a VI Plenária Estadual dos Conselhos de Saúde. Numa parceria entre Conselho Estadual de Saúde (CES) e Secretaria de Estado de Saúde (SESAU), o evento tem como objetivos fortalecer o Controle Social do SUS e eleger os coordenadores das plenárias regionais (no total de cinco) e os coordenadores das plenárias estadual e nacional (um representante para cada instância).

“Este é um momento significativo para a saúde pública alagoana. O Controle Social é uma das principais diretrizes do SUS, buscando sempre a garantia da integralidade e da universalidade. Por isso, o indispensável papel do CES e dos Conselhos Municipais. Esta também é uma oportunidade para debatermos questões de ordem urgente como o Financiamento do SUS e o Plano de Carreiras, Cargos e Salários dos trabalhadores da Saúde. Não há como promover um real avanço no setor, se não existir dignidade e condições de trabalho para esses ‘guerreiros do Sistema’”, disse Pedro Hermann Madeiro, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), que abriu, oficialmente, o evento.

Pedro Madeiro, em sua fala, ainda citou as dificuldades dos municípios em manter os Hospitais de Pequeno Porte, com recursos tão escassos. “Precisamos fazer uma Reforma no Movimento Sanitário Brasileiro. O Controle Social também é imprescindível para tal problemática: Esta também é uma luta dos usuários e trabalhadores do SUS. Não podemos, por exemplo, continuar ‘reféns’ dos Hospitais Privados e dos ‘ditos filantrópicos’”, destacou.

A secretária adjunta da SESAU, Júlia Levino, endossou as palavras do presidente do COSEMS/AL. “Estamos passando por um momento bastante delicado no que diz respeito ao Financiamento da Saúde. Se as diretrizes do SUS: integralidade, universalidade, equidade, descentralização e Controle Social fossem efetivamente aplicadas não estaríamos enfrentando tantos entraves”, completou.

No decorrer da VI Plenária, a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (representada pela Sra. Ozelita Nunes), no segundo horário, fará a entrega do kit Canal Saúde ao CES/AL e aos conselhos de saúde de 70 municípios do Estado. O mesmo é composto de aparelho de TV e antena parabólica.

“O Controle Social deve estar aliado à inclusão digital. Mas, é muito importante que os Conselhos Municipais incentivem as capacitações. Hoje, tudo está na internet. O Controle Social tem que ser divulgado, devendo chegar a todos. A internet é uma ferramenta imprescindível”, ressaltou Júlia Levino.

O presidente do CES, Benedito Alexandre, enfatizou a árdua tarefa de lutar pelo fortalecimento do Controle Social. “Vários obstáculos se apresentam, a todo o momento, dificultando a consolidação desse Sistema. Para avançarmos, se faz necessário que os conselheiros de saúde estejam cientes de sua situação dentro do SUS”, concluiu.

No evento, ainda, aconteceu a palestra ministrada pela promotora pública Micheline Tenório. “Conselho: Responsabilidade e Ética” foi o tema da palestrante e um dos momentos mais debatidos da VI Plenária.