Presidente vem assinar ordem de serviço para duplicar BR-101.
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) comunicou no plenário do Senado na sessão desta terça-feira, 8, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá nesta quarta-feira (9) à cidade alagoana de São Miguel dos Campos, onde assinará Ordem de Serviço ,para novas obras de duplicação da BR-101.Disse que a obra beneficiará cerca de 400 mil pessoas que vivem às margens da rodovia, em Alagoas.
O investimento será de R$ 1,5 bilhão para 248 quilômetros, divididos em duas frentes de obras e, no lugar do asfalto tradicional, a pista será construída com concreto, o que aumenta a vida útil da pavimentação. Na primeira, haverá melhorias no trecho de São Miguel até o entroncamento com a BR-324, na Bahia. A segunda frente de obras sairá de São Miguel rumo a Palmares, em Pernambuco, informou o senador.
Renan disse que a duplicação da BR-101 no seu Estado é tão importante, em termos de infraestrutura, quanto a construção do chamado Canal do Sertão. O Canal levará água do Rio São Francisco, tirada da barragem de Moxotó, no município de Belmiro Gouveia, até Arapiraca, numa extensão de 250 quilômetros, beneficiando cerca de 40 municípios alagoanos.
O líder do PMDB informou ainda que será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, na sexta-feira (11), leilão para a construção, em Arapiraca (AL), das linhas de transmissão de energia das Centrais Elétricas do São Francisco (Chesf). O projeto prevê a construção de quase 50 quilômetros de linhas e envolverá recursos de R$ 58 milhões.
O senador explicou que Arapiraca, com um distrito industrial, precisa de mais energia e a nova linha resolverá o problema. Além disso, a nova oferta de energia permitirá a instalação da Mineradora Vale Verde no município de Craíbas, distante 12 quilômetros de Arapiraca, para produção de cobre.