Enfermaria Mãe Canguru está pronta e recebe bebês.
A reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) terá início até a próxima sexta-feira, 11. Hoje (9), a partir das 15h, mais seis bebês da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) serão transferidos para enfermaria Mãe Canguru, cuja reforma foi concluída. Com a transferência, um box da UCI também será desativado para receber os bebês do segundo box da UTI, ficando, portanto, dois boxes para a primeira etapa da reforma da UTI Neonatal.
A enfermaria Mãe Canguru também terá de volta as mães e recém-nascidos que estavam alojados em outra enfermaria da maternidade durante o período de reforma. “Os bebês da UCI que serão transferidos para a enfermaria Canguru não precisam mais de equipamentos de auxílio respiratório e estão fora de risco de morte. Na enfermaria Canguru eles estarão todo o tempo com a mãe para uma nova fase, na qual terão suporte constante dos profissionais que acompanharão o aumento de peso e resistência, para então receberem alta definitiva”, explicou Silvia Mara Gomes Melo, gerente técnica médica da MESM.
O processo para desocupação dos boxes da UTI teve início na tarde de terça-feira, dia 8, quando três bebês foram transferidos através do SAMU Neonatal para a UTI do Hospital Universitário e outros três, devido a evolução do quadro de saúde, foram remanejados para a UCI da própria maternidade.
Com a medida, um box da UTI foi desocupado e disponibilizado para reforma.
Com as transferências a UTI da MESM ficou com 12 recém-nascidos internos e a UCI ficará com 20 recém-nascidos. Para Silvia Mara, a reforma da UTI faz parte de um processo necessário para a qualidade dos serviços prestados às mães e bebês com fatores de risco. “Atuamos em uma maternidade de referência, mas neste momento precisamos da colaboração de todo sistema de saúde do Estado e paciência da sociedade, haja vista que estaremos com nosso limite de atendimento aos pacientes de alto risco reduzido. Além disso, é importante saber que nosso objetivo é oferecer serviço com o máximo de qualidade e é para isso que estamos trabalhando”, ressaltou a diretora médica.