Medida faz parte das ações para qualificação das equipes.
O Hospital Geral do Estado (HGE), por meio da Seção de Desenvolvimento de Pessoas e a coordenação de Fisioterapia, realiza até o mês de agosto capacitação na área de fisioterapia respiratória adulta e pediátrica destinada à equipe de profissionais do hospital. A medida faz parte das ações que o hospital vem desenvolvendo para qualificar sua equipe multidisciplinar.
De acordo com Marcos Magno, chefe da Seção de Desenvolvimento de Pessoas, a capacitação, com duração de três meses, teve início no mês de maio e foi dividida em dois cursos específicos para um melhor aproveitamento dos participantes, “São dois cursos distintos que trabalharão com os profissionais a reabilitação da função mecânica respiratória e a ventilação mecânica invasiva em pacientes críticos”, explicou.
Durante todo o mês de maio foi realizado o curso de Reequilíbrio Tóraco-Abdominal (RTA), com a fisioterapeuta, Mariangela Pinheiro, de Florianópolis (SC). Segundo a coordenadora de Fisioterapia do HGE, Jaciene Lima, com o curso de RTA foi possível apresentar aos profissionais uma das mais modernas técnicas da fisioterapia da atualidade.
“O RTA possibilita a reabilitação da função respiratória de forma global, enfatizando a reestruturação da biomecânica muscular respiratória, devolvendo aos músculos o alongamento e a força necessária para vencer as tensões elásticas e obstruções pulmonares encontradas na vigência de pneumopatias”, destacou.
Ela informou que o método promove incremento ventilatório, remoção de secreções pulmonares, facilitação do desmame em pacientes mecanicamente ventilados e correção de deformidades torácicas.
“O uso de tecnologias modernas na fisioterapia hospitalar possibilita a melhoria no acolhimento aos usuários diminuindo, assim, a sua permanência no hospital, conforme política proposta pelo Sistema de Classificação de Risco”, ressaltou Jaciene Lima.
Dando sequência a capacitação, o curso teórico-prático de ventilação mecânica invasiva em pacientes críticos se estenderá até o mês de julho. O treinamento proporciona o desenvolvimento do conhecimento em áreas como fisiologia e fisiopatologia respiratória, recursos terapêuticos, assistência ventilatória mecânica, reabilitação cardíaca e fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia.