Gana vence com gol de pênalti.
O continente africano arrancou sua primeira vitória no Mundial 2010: de pênalti, perto do fim, Gana marcou de pênalti com Asamoah Gyan e venceu a Sérvia por 1 a 0 na abertura do Grupo D, neste domingo, no Loftus Versfeld Stadium, em Pretória.
O jogo foi marcado por muita marcação, passes errados e poucas ocasiões de gol para ambas as equipes. No fim, prevaleceu Gana graças a um vacilo de Kuzmanovic, suíço que defende a seleção da Sérvia e que colocou a mão na bola dentro da própria área.
Em um grupo do qual se espera a Alemanha na liderança, o triunfo tem caráter decisivo para as pretensões de Gana no Mundial, saltando à frente de um adversário direto com três pontos de vantagem.
O jogo
Pouco depois de um jogo fraco entre Argélia e Eslovênia, Sérvia e Gana realizaram um primeiro tempo também sofrível. Os sérvios esbanjaram lentidão na transição, ficando reféns sempre das jogadas de Jovanovic pela esquerda e observando Zigic e Pantelic muito presos na área. Os ganenses, por sua vez, mostraram pressa e erraram muitos passes.
A única chance razoável do primeiro tempo surgiu aos 31min, com Pantelic finalizando na rede pelo lado de fora, mas sem trazer grandes sustos à retaguarda de Gana. Após o intervalo, entretanto, o jogo ficou um pouco melhor.
Aos 8min, Tagoe desceu pela ponta direita e fez cruzamento venenoso na direção de Andre Ayew, que em condições de marcar cabeceou para fora. O troco dos sérvios veio em seguida: Pantelic colocou na medida para Zigic, que bem posicionado entre os zagueiros ganenses ficou a centímetros de empurrar para as redes.
O momento bom das equipes durou pouco e o erro de passes em profusão voltou a tomar conta do jogo. Lukovic, que já tinha cartão amarelo, fez falta em Asamoah Gyan e recebeu vermelho. Curiosamente, os sérvios criaram dois bons lances com um a menos.
Se aproveitando de uma jogada pela esquerda e corta-luz de Pantelic, Krasic soltou um foguete e exigiu excepcional defesa de Kingson. Em seguida, Ivanovic arrancou sozinho, puxou contra-ataque e chutou de forma perigosa, por cima de gol.
Quando parecia melhorar, a Sérvia foi prejudicada por um lance tolo de Kuzmanovic. Em bola cruzada na área, o volante sérvio colocou a mão na bola e o lance foi flagrado pelo árbitro argentino Hector Baldassi. Na cobrança, Asamoah Gyan deslocou Stojkovic e colocou Gana em vantagem a cinco minutos do fim do tempo regulamentar.
Gyan, que já havia marcado para Gana na Copa 2006, por pouco não fez seu segundo gol no último lance. Ele recebeu dentro da grande área, ajeitou e finalizou bem, mas viu a bola morrer na trave de Stojkovic.
As duas seleções jogarão novamente na próxima semana. Na sexta-feira, dia 18, a Sérvia desafiará a Alemanha em Port Elizabeth. No dia seguinte, Gana terá a Austrália em Rustenburgo.
FICHA TÉCNICA
Sérvia 0 x 1 Gana
Gol
Gana: Asamoah Gyan, aos 40min do 2º tempo
Ponto Forte da Sérvia
Bom desempenho defensivo
Ponto Forte de Gana
Recomposição
Ponto Fraco da Sérvia
Insistência nas bolas altas para Zigic
Ponto Fraco de Gana
Afobação
Personagem do jogo
Kuzmanovic, que cometeu pênalti tolo
Esquema Tático da Sérvia
4-4-2
Stojkovic; Ivanovic, Vidic, Lukovic e Kolarov; Krasic, Stankovic, Milijas (Kuzmanovic) e Jovanovic (Subotic); Pantelic e Zigic (Lazovic)
Técnico: Radomir Antic
Esquema Tático de Gana
4-2-3-1
Kingson; Pantsil, Forsah, Mensah e Sarpei; Annan e Kevin-Prince Boateng (Addy); Tagoe, Kwadwo Asamoah (Appiah) e André Ayew; Asamoah Gyan (Owusu-Abeyie)
Técnico: Milovan Rajevac
Cartões amarelos
Sérvia: Kuzmanovic, Zigic e Lukovic
Gana: Vorsah e Tagoe
Cartão vermelho
Gana: Lukovic
Árbitro
Hector Baldassi (Argentina)
Local
Loftus Versfeld Stadium, em Pretória