A previsão é que mais de 300 mil crianças sejam vacinadas.
As crianças que foram ao posto de saúde João Paulo II (Jacintinho) tiveram uma surpresa no último sábado (12). Elas foram recebidas pelo Zé Gotinha e a equipe do Palhaço Kiko, durante o lançamento da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que prossegue até o próximo dia 25.
Durante o evento, foi realizada a pesquisa “Chamada Neonatal”, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Estiveram presentes a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira; o secretário municipal de Saúde de Maceió, Francisco Lins; as coordenadoras do Programa Nacional de Imunização do Estado e Município, Denise Castro e Juliana Cavalcante, respectivamente.
Ao som de músicas infantis e diversas brincadeiras, as crianças foram chegando ao posto de saúde, que ficou lotado. Os pais acompanhavam de perto toda movimentação ciente da importância da vacinação. A previsão é que mais de 300 mil crianças sejam vacinadas em Alagoas, desse total aproximadamente 85 mil em Maceió.
Durante o lançamento, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, destacou a importância dos pais comparecerem as unidades de saúde para imunizarem seus filhos. “Lembrando que, tanto em Maceió quanto nos demais municípios alagoanos, todos os gestores de saúde estarão envolvidos, percorrendo os postos de vacinação, principalmente os de difícil acesso, para que o estado atinja a meta de cobertura de 95%”, ressaltou.
Chamada neonatal
A pesquisa “Chamada Neonatal” conta ainda com o apoio da Fundação Osvaldo Cruz e tem como finalidade avaliar o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil.
Um questionário será aplicado às mães com a finalidade de verificar como foi o atendimento durante o pré-natal, parto e o pós-parto. O trabalho será realizado em 54 postos de saúde de Maceió e 26 espalhados nos 12 municípios prioritários para redução da mortalidade infantil (Arapiraca, Atalaia, Coruripe, Delmiro Gouveia, Joaquim Gomes, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, São Luís do Quitunde, Teotonio Vilela e União dos Palmares).