Holanda venceu por 2 a 0.
Com uma primeira exibição segura e convincente, a Holanda bateu a Dinamarca por 2 a 0 em sua estreia na Copa do Mundo, nesta segunda-feira, no Soccer City Stadium, em Johannesburgo. O triunfo holandês começou com uma trapalhada do lateral Simon Poulsen, que desviou de cabeça para as próprias redes, e foi completada por Dirk Kuyt já perto do fim.
A partida entre holandeses e dinamarqueses, cujo público (mais de 83 mil pessoas) foi um dos maiores do Mundial, teve clima bastante amistoso do lado de fora do Soccer City. Confiantes e animados pelo bom momento de suas equipes, torcedores dos dois países se confraternizaram. A expectativa para o jogo ainda provocou grande congestionamento para quem deixou para ir ao estádio em cima da hora.
A invencibilidade holandesa, a maior do futebol mundial na atualidade, chegou a 20 jogos com a vitória sobre a Dinamarca. A última derrota, a única sob o comando do técnico Bert Van Marwijk, foi contra a Austrália, por 2 a 1, em 6 de setembro de 2008.
O jogo
Ainda sem Arjen Robben, que se recupera de estiramento sofrido no último dia 5, em amistoso contra a Hungria, a Holanda apostou novamente em Van der Vaart como seu substituto. Com muito toque de bola no meio-campo, os holandeses tiveram 60% de posse na etapa inicial e criaram as melhores oportunidades.
Foram três ocasiões de gol para a Holanda em 45 minutos, sendo duas delas com Van der Vaart. Na primeira, aos 19min, ele recebeu de Van Persie, fintou a marcação e bateu bem, mas foi travado. Logo em seguida, Van Bommel o deixou em condição de finalizar, mas desequilibrado foi facilmente contido por Sorensen. Já nos instantes finais, Van Persie invadiu a área, levou o marcador, mas bateu de pé direito para fora.
Bem fechada na defesa, sempre com nove jogadores atrás da linha da bola, a Dinamarca mostrou certa competência na hora de atacar e também assustou os holandeses. Bendtner, a surpresa na escalação dinamarquesa, finalizou livre de cabeça após cruzamento de Rommedahl, mas não acertou o alvo.
O próprio Rommedahl também teve sua chance em contragolpe, batendo firme para defesa de Stekelenburg. O goleiro foi exigido novamente por Kahlenberg, que apareceu mano a mano com um holandês e chutou bem de esquerda.
Na volta do intervalo logo surgiu o primeiro gol da partida. O relógio ainda não marcava um minuto de jogo: Van Persie cruzou da esquerda e o lateral Simon Poulsen, do AZ Alkmaar, errou ao desviar e cabeceou para o próprio gol. A arbitragem confirmou gol contra do dinamarquês.
Após marcar, a Holanda adotou uma postura mais cautelosa, enquanto a Dinamarca, modificada por alterações de Morten Olsen, tentou a posse de bola mas ofereceu pouco perigo. Mesmo mais atrás, os holandeses é que tiveram mais chances, primeiro com Van Persie e, em seguida, com Van der Vaart.
O treinador holandês Bert Van Marwijk tentou dar novo fôlego ao ataque, abrindo Afellay e Elia pelos lados e reposicionando Kuyt como centroavante, o que acabou dando resultado. Aos 36min, Sneijder quase fez em bola que desviou em Agger e resvalou no travessão. No minuto seguinte, foi a vez de Afellay assustar em chute que foi para fora.
Enfim, aos 39min, saiu o segundo gol da Holanda. Sneijder acertou lindo passe para o lépido Elia, que finalizou bem, viu a bola bater na trave e voltar limpa nos pés de Dirk Kuyt, que confirmou o triunfo holandês no Soccer City.
Por pouco, já em seguida, a Holanda não marcou seu terceiro gol na partida. Kuyt abriu pela esquerda e cruzou na medida para Afellay, que da pequena área empurrou para as redes e viu Simon Poulsen tirar a bola em cima da linha.
A Holanda volta a jogar no próximo sábado, em Durban, contra o Japão. A Dinamarca segue até Pretória para, no mesmo dia, medir forças contra Camarões.
FICHA TÉCNICA
Holanda 2 x 0 Dinamarca
Gols
Holanda: Simon Poulsen, a 1min do 2º tempo, e Kuyt aos 39min do 2º tempo
Ponto Forte da Holanda
Toque de bola no meio
Ponto Forte da Dinamarca
Contra-ataques do primeiro tempo
Ponto Fraco da Holanda
Buscou pouco o segundo gol
Ponto Fraco da Dinamarca
Pouca penetração na área
Personagem do jogo
Simon Poulsen, lateral dinamarquês que joga no futebol holandês e marcou gol contra
Esquema Tático da Holanda
4-2-3-1
Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel e De Jong (De Zeeuw); Kuyt, Sneijder e Van der Vaart (Elia); Van Persie (Afellay)
Técnico: Bert Van Marwijk
Esquema Tático da Dinamarca
4-1-4-1
Sorensen; Jacobsen, Kjaer, Agger e Simon Poulsen; Christian Poulsen; Enevoldsen (Gronkjaer), Rommedahl, Kahlenberg (Eriksen) e Jorgensen; Bendtner (Beckmann)
Técnico: Morten Olsen
Cartões amarelos
Holanda: De Jong, Van Persie
Dinamarca: Kjaer
Árbitro
Stephane Lannoy (França)
Local
Soccer City Stadium, em Johannesburgo