Aumento dos casos em Alagoas tem preocupado.
Para discutir novas estratégias que possam frear o aumento dos casos de dengue em Alagoas, que até o início deste mês já havia computado 20.968 mil notificações, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá reunir os integrantes do Comitê de Mobilização contra a Dengue. O encontro será nesta quinta-feira (17), das 8h às 12h, no auditório do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), situado no Conjunto Santo Eduardo, bairro Poço.
Durante a reunião, os técnicos da diretoria de Promoção da Saúde irão expor os números referentes à dengue e a situação epidemiológica no Estado. Também serão apresentadas as ações que a Sesau já vem realizando para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, além de serem pontuadas estratégias que irão ser executadas pelas instituições que integram o Comitê.
“Estamos com mais de 20 mil notificações de casos de dengue, o que representa um aumento superior a 900%, se comparado com o mesmo período de 2009. Como a situação é preocupante, apesar de a Sesau estar fazendo a sua parte no tocante à prevenção, temos que reunir os integrantes do Comitê de Mobilização contra a Dengue para buscarmos novas alternativas que evitem o crescimento do número de casos”, observou a técnica da diretoria de Promoção da Saúde, Fátima Lima.
Prevenção
A forma mais simples de prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito Aedes aegypti, pois apenas um mosquito pode infectar 300 pessoas. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução, por isso, é imprescindível não deixar água limpa parada em qualquer tipo de recipiente.
Quanto aos sintomas da doença, eles podem ocorrer com maior ou menor intensidade, mas, em regra geral, são: febre aguda com duração de até sete dias, acompanhada de dor na cabeça, atrás dos olhos, nos músculos, nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Se a pessoa apresentar esses sintomas deve procurar atendimento médico e não ingerir, indiscriminadamente, medicamentos à base de ácido acetil salicílico.
Os sintomas que evidenciam a dengue grave são as dores abdominais frequentes e contínuas, vômitos insistentes, hipotensão e hipotermia, pressão diferenciada, hemorragia intensa, agitação ou letargia e diminuição do fluxo urinário.