Trailers vão cobrir áreas menos policiadas de Maceió.
A população de Maceió e da região metropolitana passará a contar com mais um instrumento contra a violência e criminalidade. A Secretaria da Defesa Social, por intermédio da Polícia Militar de Alagoas, estará implantando nos próximos dias a ‘Polícia Itinerante’. O anúncio foi feito pelo comandante geral da PM, coronel Dalmo Sena.
A nova modalidade que será adotada pela PM terá o suporte de três trailers, já adquiridos pelo governo do Estado ao custo de R$ 120 mil, com o apoio de policiais militares em três viaturas. “Essa nova estratégia da Polícia Militar visa cobrir as áreas menos policiadas em Maceió e na região metropolitana para oferecer mais segurança à população”, garantiu o comandante da PM, cel. Dalmo Sena.
A iniciativa do governo, por meio do comando da PM, é mais uma ação que visa minimizar e coibir os delitos registrados nos bairros de Maceió com um policiamento ostensivo e itinerante. Inicialmente, serão beneficiados os bairros com maior incidência de homicídios registrados no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados fornecidos pela Polícia Civil, Instituto de Criminalística, CPC e CPI da PM.
O plano de execução de policiamento estará, inicialmente, sob a competência do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e a ideia é estender as ações também para o Comando de Policiamento do Interior (CPI), de acordo com o comandante da PM, coronel Sena.
A PM de Alagoas, além de implantar essa estratégia em Maceió e na região Metropolitana, também vai adotar uma nova modalidade de segurança: O Policiamento Orientado ao Problema – o POP. O objetivo, como explica o cel. Sena, é levar métodos mais efetivos de prevenir e controlar problemas que não dependem necessariamente de prisões, processo e encarceramentos dos infratores.
Esse novo conceito de policiamento – o POP – já vem sendo adotado em alguns estados brasileiros como São Paulo e Minas Gerais, seguindo modelo semelhante utilizado nos Estados Unidos. “É com esta nova modalidade de policiamento que a PM de Alagoas vai usar como mais uma ferramenta de extrema utilidade no combate ao crime e na redução de seus efeitos maléficos”, destacou o secretário Paulo Rubim.