Categorias: Justiça

TJ recebe denúncia contra prefeito de Satuba

Denúncia do MP aponta prefeito como mandante de crime.

Assessoria

Titor nega envolvimento com a morte de Célio Barateiro

O Pleno do Tribunal de Justiça decidiu nesta terça-feira (15) receber a denúncia do Ministério Público Estadual contra o prefeito de Satuba, Cícero Ferreira da Silva, o “Titor”, apontado como mandante intelectual do assassinato do vice-prefeito eleito em sua chapa, o empresário Célio Gomes de Oliveira, o “Barateiro”, crime ocorrido em dezembro de 2008, dias antes da posse. Por maioria de votos, o TJ instaurou a Ação Penal possibilitando o julgamento do prefeito. A sessão foi acompanhada pelo procurador de Justiça Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

O desembargador Mário Casado Ramalho, relator do processo, reformulou o voto e defendeu a abertura da Ação Penal como tinha sido solicitado pelo MPE. Em maio, o Pleno do Tribunal de Justiça, contra o voto do relator, julgou procedente a preliminar de nulidade do inquérito policial, tendo o relator ofertado outro relatório que apontou o prefeito como mandante do crime, já que a investigação aconteceu sem a autorização do Tribunal de Justiça. Titor por ser prefeito tem foro privilegiado.

As investigações do Ministério Público Estadual que contaram com a coordenação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), apontaram que o crime teria sido cometido pelo empresário Sérgio Murilo de Aragão Leite, o “Sérgio do Ovo”, a mando de Titor – que tinha muitas dívidas financeiras com a vítima, até então seu aliado político. Sérgio está preso desde fevereiro do ano passado.