Categorias: Educação

Governo firma parceria com universidade

Formalização será feita nesta sexta-feira.

Adilson Calheiros/Agência Alagoas

Secretária de Ciência e Tecnologia, Janesmar Camilo

Após um ano de articulação, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti), assina um protocolo de intenções com a Universidade Estadual de Nova York, Suny Oswego, que possibilitará uma mútua cooperação técnica e científica entre pesquisadores alagoanos e americanos.

A formalização do intercâmbio será realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, às 11h, desta sexta-feira, 18, com assinatura do vice-governador do Estado, José Wanderley Neto; da secretária de Ciência e Tecnologia, Janesmar Camilo, e da reitora da Suny, Deborah Stanley.

Segundo Janesmar Camilo, o intercâmbio trará diversos benefícios para o estado e seus pesquisadores, como a expansão do avanço científico e cultural, criação de laboratórios globais, inserção de projetos sociais, além da interação interinstitucional entre Estados Unidos e Brasil.

“Estaremos promovendo mais que um simples intercâmbio, mas sim uma consciência global decorrente da troca de experiência e conhecimento entre estudantes, professores, técnicos e pesquisadores brasileiros e americanos”, explica a secretária.

O regime de cooperação técnico-científica possibilitará a realização de prestação de serviços em áreas de interesse comum das partes, como: recuperação de laboratórios de ensino e de pesquisa, além de apoiar atividades que implementem tecnologia e desenvolvimento de eventos científicos e culturais.

Após o evento, haverá um almoço com a comitiva americana, no qual serão discutidos os termos do primeiro edital para o convênio entre as instituições de pesquisa.

Estarão presentes representantes das instituições de ensino superior e de pesquisa do estado.