Categorias: Economia

Cerâmica começa a ser construída este mês

Em AL, empresa vai gerar 220 empregos diretos.

A empresa Cerâmica Elizabeth organiza cerimônia de lançamento da pedra fundamental para este mês de junho. O governador Teotonio Vilela Filho participará do evento que marcará o início das obras da nova unidade da empresa em Alagoas instalada numa área no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal.

A conquista de mais essa indústria é resultado da política de atração de novos investimentos que o Estado de Alagoas realiza desde 2007. A Cerâmica Elizabeth representa o investimento no valor total de R$ 134 milhões na construção da fábrica e 220 novos empregos criados diretamente e 660 indiretos.

O plano da indústria é construir essa nova unidade fabril de pisos cerâmicos, para atingir fortemente o mercado Norte e Nordeste. Segundo o diretor da Elizabeth, José Nilson Crispim Júnior, três estados nordestinos – Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba – foram analisados como opção para construir a nova fábrica que terá o potencial de produzir 800 mil m² por mês de pisos cerâmicos. "Fomos muito bem recebidos pela equipe da secretaria. Quanto à instalação da nova fábrica, Alagoas está bem localizada, ou seja, próxima ao mercado consumidor pretendido", frisou o diretor da Elizabeth, que mantém contato com a Sedec desde do ano passado.

De acordo com o consultor financeiro da Elizabeth, Heraldo Melo, após a reunião com o secretário Luiz Otavio Gomes que apresentou os incentivos governamentais e a visita realizada a alguns municípios, com possibilidade de instalação, foram decisivos para a escolha do Estado de Alagoas. “Alagoas apresenta pontos atrativos, como os incentivos governamentais, matéria-prima e atendimento de gás natural, insumos essenciais para uma indústria ceramista”, destacou.

"Apresentamos os incentivos fiscal, creditício e locacional, garantidos pelo Prodesin [Programa de Desenvolvimento Integrado de Alagoas], a disposição de insumos, como água, energia, gás natural e matéria-prima. Os empresários também receberam todo o acompanhamento disponibilizado pela equipe da Sedec e, especialmente, pelo próprio governador Teotonio Vilela Filho, que recebeu a diretoria para uma reunião no final de dezembro de 2009", destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes.

A empresa — A Cerâmica Elizabeth foi fundada em 1984. A marca mantém o foco na tecnologia e na capacitação profissional para manter-se uma empresa competitiva no mercado nacional. A empresa possui uma produção mensal de 2.500.000 m² de revestimentos cerâmico e porcelanato e ainda 160 mil peças de louça sanitária.

Elizabeth é uma empresa paraibana, possui três fábricas em João Pessoa e uma na cidade Conde, no estado da Paraíba. O último investimento realizado pela Elizabeth, um valor aproximado de R$ 60 milhões, foi a construção da fábrica de porcelanato na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, considerada a mais moderna das Américas.