Categorias: Polícia

Delegacia da Criança é reinaugurada

Reinauguração ocorreu nesta quinta-feira, 17.

Assessoria

Delegacia Especializada é reinagurada

O secretário adjunto da Defesa Social, Washington Luiz, ao participar da reinauguração da Delegacia Especializada dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente, nesta quinta-feira (17), destacou os investimentos que o governo do Estado vem fazendo na área de segurança pública nos últimos três anos e meio com reflexos positivos para toda a população. Na solenidade, ele representou o governador Teotonio Vilela Filho.

“Nos dez anos que antecederam esse governo, percebemos que havia uma inércia quanto a esses investimentos, mas o governador deu prioridade para a área de segurança pública”, afirmou.

Segundo ele, as reformas e recuperação das delegacias de polícia são apenas um exemplo do que vem sendo feito pelo atual governo. “Hoje, são mais de 20 projetos de reforma em andamento”.

O secretário adjunto destacou que as melhorias na estrutura física das delegacias estimulam o trabalho dos policiais que passam a exercer suas atividades em local confortável e, em consequência, propicia um melhor serviço à sociedade.

Além disso, o governo – por meio da Secretaria de Defesa Social – vem promovendo treinamento e capacitação aos policiais, como também investindo na infra-estrutura e aquisição de equipamentos para as polícias.

O prefeito Cícero Almeida esteve presente à solenidade e reforçou que o trabalho realizado pelas polícias vem reduzindo os índices de criminalidade em Maceió, citando os casos do conjunto Selma Bandeira e do bairro do Jacintinho, locais onde a violência era assustadora.

“Conheço de perto esse problema, até porque fui e sou repórter da área policial, embora agora esteja como prefeito. E quero colocar a Prefeitura de Maceió como parceira das autoridades policiais, no que for necessário para reduzir ainda mais os índices de violência”, completou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, elogiou os esforços da delegada Bárbara Arraes para concretizar o projeto de melhorias da delegacia. Ele lembrou ainda a importância de ações sintonizadas de todos os órgãos de defesa da criança e do adolescente, inclusive os Conselhos Tutelares, Secretaria de Direitos Humanos e Ministério Público, para que a violência contra as crianças possam ser reduzidas.

Bárbara Arraes agradeceu o apoio recebido da Delegacia Geral e ressaltou que a sociedade ganha, agora, um espaço físico onde a criança pode sentir-se acolhida. Para a delegada, as crianças e adolescentes passam a ter um espaço mais humano para aguardar atendimento.

“Procuramos mudar a visão de ambiente policial, onde as famílias também se sintam à vontade para procurar ajuda, aconselhamento, para fazer valer os seus direitos”, concluiu.

A delegacia ainda apresenta rotina de uma delegacia normal, onde podem ser feitos os procedimentos policiais comuns, mas o local foi todo decorado com temas infantis e brinquedos educativos.

Não há celas no prédio. Hoje existem somente salas, uma delas foi transformada em um novo cartório, ampliando o atendimento ao público. A outra será destinada ao atendimento psicológico às vítimas. Além de que, toda delegacia já está climatizada.

Diversas autoridades também estiveram presentes à solenidade, entre elas: a secretária da Mulher, da Cidadania e Direito Humano, Marluce Caldas; a diretora-geral do Centro de Perícias Forenses (CPFor), Ana Márcia Nunes; a chefe de gabinete da Defensoria Pública do Estado, Ana Karina; a assessora especial da Secretaria da Paz, Salete Beltrão; o presidente da Associação dos Delegado de Polícia de Alagoas (Adepol-AL), Antônio Carlos Lessa, além de delegados de polícia e conselheiros tutelares.