Equipe europeia segue sem vencer na Copa do Mundo.
Favorita ao título antes do início da Copa do Mundo, a Inglaterra vê seu prestígio diminuir a cada partida. Nesta sexta-feira, a equipe inglesa colecionou seu segundo mau resultado na competição ao empatar com a Argélia por 0 a 0, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo. Na estreia, os ingleses haviam empatado com os Estados Unidos por 1 a 1.
Desta vez, a Inglaterra não pode culpar uma falha individual, como a do goleiro Green no gol dos Estados Unidos no jogo anterior. A responsabilidade pelo mau resultado, dessa vez, cabe mais aos principais jogadores do time, outra vez apagados. Lampard não foi sombra do meio-campista participativo que é no Chelsea. Rooney jamais mostrou ser o jogador decisivo que se espera. E Gerrard, autor do único gol da seleção na Copa, sumiu em campo. Isso sem falar em omissos coadjuvantes como Lennon e Heskey.
A Argélia também tem méritos. Bem postada na defesa, a equipe foi melhor que a Inglaterra no primeiro tempo. Não criou nenhum lance de grande perigo contra o gol de David James, mas teve maior posse de bola no ataque e rondou a área inglesa o tempo todo.
Os inglesas, com pouca movimentação e raríssimas jogadas pelas pontas, ainda conseguiram chegar uma vez ao gol de M’Bolhi. Fruto do talento de seus principais jogadores, que trocaram passes do meio-campo até o ataque. Lampard recebeu e bateu rasteiro para boa defesa do goleiro argelino.
A segunda etapa começou ainda mais lenta, mas ganhou velocidade após os 25 minutos. Sobretudo do lado da Inglaterra, que passou a jogar mais no campo de ataque. As saídas de Heskey e Lennon ajudaram, e a Argélia ficou presa na defesa. A boa vontade inglesa, porém, não bastou para tirar o zero do placar.
O resultado deixa a Inglaterra em terceiro lugar no grupo C, fora da zona de classificação, com dois pontos ganhou e número de gols marcados inferior ao dos Estados Unidos (1 a 3). A Argélia tem apenas um pontinho e está na lanterna, enquanto a Eslovênia lidera com quatro pontos.
Na última rodada, a Inglaterra faz jogo de vida ou morte contra a Eslovênia, e só uma vitória garante vaga à equipe sem depender de outro resultado. O zagueiro Carragher, suspenso com dois cartões amarelos, não joga. A Argélia pega os Estados Unidos e também precisa vencer para se classificar.