Inauguração das primeiras unidades será domingo (20).
Depois de mais de 30 anos ouvindo promessas nunca cumpridas, os moradores do Vale do Reginaldo, na zona central de Maceió, verão inaugurada a primeira etapa do projeto que finalmente está urbanizando a região. Neste domingo (20), o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, entrega as chaves dos primeiros apartamentos construídos pelo governo estadual no Vale.
Nessa primeira etapa, serão entregues os 15 blocos da “Área 1”, no total de 180 unidades habitacionais, construídas por meio do Projeto de Urbanização Integrada do Vale do Reginaldo. O evento de inauguração terá início às 10h, deste domingo, com atividades lúdicas voltadas para crianças e a apresentação de grupos folclóricos de Alagoas.
Outros 96 apartamentos, da “Área 2”, já estão em fase de conclusão. Ao todo, o Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vai construir 1.512 apartamentos, cada um deles com sala, cozinha, banheiro e dois quartos, além de água encanada, energia elétrica e ligações de esgoto.
Também estão sendo construídos, dentro do Projeto Integrado, um posto de Saúde, uma creche, uma escola, centros de atividades multiculturais e áreas para esporte, lazer e trabalho. De acordo com o engenheiro da Seinfra, Carlos Augusto Martins, um dos responsáveis pela supervisão das obras, todo o projeto foi elaborado considerando levantamentos feitos junto à comunidade do Vale do Reginaldo.
“Nós registramos, por exemplo, que a principal atividade desempenhada pelos moradores é o recolhimento de entulhos na cidade, utilizando carroças. Por isso, também incluímos no projeto a construção de uma cocheira, para abrigar as carroças e os animais”, explica Carlos Augusto Martins.
O Projeto Integrado de Urbanização do Vale do Reginaldo está orçado em R$ 120 milhões – recursos garantidos pelo governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – e é executado em parceria entre o governo de Alagoas, a prefeitura de Maceió e a União.
Além das unidades habitacionais e das obras de infraestrutura, o projeto também prevê, sob responsabilidade da Prefeitura, a implantação de um eixo viário, que deve desafogar as vias de acesso aos bairros de entorno do Vale, principalmente Farol e Jacintinho.
De acordo com a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima, cerca de mil postos de trabalho foram gerados com as obras, entre empregos diretos e indiretos. “Dentro desses postos, sempre aproveitamos ao máximo a mão de obra local, trabalhadores do próprio Vale”, ressalta a superintendente, citando também as cerca de 700 famílias que serão atendidas diretamente com melhorias habitacionais no local.
Desenvolvimento Social – Outro destaque do governo estadual nas obras no Vale do Reginaldo é o Projeto de Desenvolvimento Social, realizado pela Seinfra, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (DU). Apoiadas em três eixos básicos – mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental e geração de emprego e renda – as atividades do projeto visam a melhoria da qualidade de vida da população atendida com as unidades habitacionais, preservando suas características culturais e garantindo a participação social, em todas as suas fases.
Além disso, como explica a superintendente de DU, Angela Paim, o projeto de Desenvolvimento Social contempla um número muito maior de famílias. “Enquanto a construção das unidades habitacionais se destina às famílias cadastradas pelo Governo, que moram de forma precária, este projeto é mais abrangente, pois as ações desenvolvidas se dirigem a cerca de 35 mil pessoas do Vale, além de moradores do entorno”, diz Angela Paim.