Categorias: Política

Governador sobrevoará municípios atingidos pelas chuvas

Vilela viaja para Brasília na segunda-feira e vai discutir situação dos municípios alagoanos atingidos pelas chuvas.

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), vai sobrevoar as cidades atingidas pelas chuvas, neste sábado, dia 20, para – segundo ele mesmo –fazer um levantamento dos estragos causados pelas águas nas cidades alagoanas e decidir será decretada a calamidade pública.

De acordo com Vilela, além de sobrevoar as cidades, ele pretende conversar com os prefeitos para ter maiores informações. Teotonio Vilela Filho destacou ainda – em entrevista a imprensa – que vai à Brasília na segunda-feira, dia 21, se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a situação das chuvas em Alagoas e buscar ajudas.

Teotonio Vilela Filho faria o voo nas primeiras horas da manhã de hoje, mas a aeronave que atende às necessidades do Executivo foi liberada para atuar no socorro de pessoas, juntamente com os dois outros helicópteros do Estado de Alagoas. Por conta das chuvas, Vilela negou – inclusive – um pedido do Governo do Estado de Pernambuco, que também passa por situação semelhante.

O governo pernambucano havia solicitado o empréstimo de uma das aeronaves alagoanas, mas Vilela ressaltou que não poderia ceder o helicóptero porque Alagoas também passava por dificuldades com as chuvas que caem no Estado. O governador finalizou afirmando que "é uma situação que há muito não se vê em Alagoas".

Até o presente momento – conforme informações oficiais da Agência Alagoas – não foram contabilizados o número de desabrigados e vítimas. Porém, Vilela já fez um apelo “aos alagoanos que possam doar donativos aos irmãos que passam por dificuldades neste momento”.

“Os três helicópteros do Estado estão mobilizados em operações de resgate e eu já faço um apelo para que se inicie uma campanha, para quem possa doar um coberto, uma roupa, o faça, porque com certeza nós vamos precisar”, lamentou o governador. Vilela destacou o apoio do Exército Brasileiro e da Marinha, que tem disponibilizado homens e equipamentos.

De acordo com o governador, também estão sendo utilizadas lanchas do Instituto do Meio Ambiente para trabalhar no resgate dos moradores das cidades atingidas. Teotonio Vilela Filho também destacou a situação das rodovias federais. Algumas estão interditadas. “O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) já está fazendo uma avaliação dos locais”.

Segundo Vilela, o primeiro momento é de resgate das pessoas. “Em um segundo momento, vamos levar estas pessoas para abrigos e em seguidas vamos providenciar donativos, cestas básicas para estas pessoas”. O chefe do Executivo estadual ressaltou ainda que a Defesa Civil estadual tem trabalhado de forma coordenada com as prefeituras e que o Governo do Estado já se articula com a Defesa Civil nacional.

Segundo a Defesa Civil do Estado, coordenada pelo coronel CB Neitônio Freitas, comandante do Corpo de Bombeiros, o nível dos rios Mundaú e Canhoto subiu muito nas últimas horas. Foram enviados 20 homens para ajudar no socorro às vítimas.