Categorias: Maceió

Dia da Qualidade de Vida do Idoso

Palestras, sessões de vídeo e ações de saúde na programação.

Realizado há 26 anos, o Trabalho Social com Idosos (TSI), desenvolvido pelo Sesc, dá-se através de ações que integram e valorizam o idoso, a exemplo do Dia da Qualidade de Vida do Idoso, que acontece no dia 7 de julho, das 08h às 16h30, no Sesc Poço. A entrada é franca.

Durante todo o dia será realizado cálculo de índice de massa corpórea (IMC), aferição de pressão, vacinação, orientação nutricional, torneios de jogos de salão (dama, dominó e baralho), oficinas de artesanato (como bijuteria em tecido e dècoupage em cerâmica), sessões de cinema (confira sinopses abaixo), massoterapia e meditação. A programação conta também com as palestras Prevenção contra os acidentes domésticos na terceira idade, às 9h, e Estresse e depressão na terceira idade, às 15h. Ambas serão realizadas no Auditório Maron Emile Abi-Abib, no Sesc Poço.

O Dia da Qualidade de Vida do Idoso terá ainda almoço dançante, o “plantão de direitos”, com informações sobre os direitos da terceira idade, e as oficinas Memória, às 10h, e Equilíbrio e postura, às 14h.

PROGRAMAÇÃO

08h00 às 16h30 – Cálculo de índice de massa corpórea (IMC)
08h00 às 16h30 – Teste de glicemia/aferição de pressão
08h00 às 16h30 – Vacinação
08h00 às 16h30 – Saúde bucal
08h00 às 16h30 – Torneio de jogos de salão (dama, dominó e baralho)
08h00 às 16h30 – Orientação nutricional
08h00 às 16h30 – Inclusão digital
08h00 às 16h30 – Corte de cabelo e maquiagem
08h00 às 16h30 – Projeto Pró-Idoso Uncisal
08h00 às 16h30 – Contação de histórias
08h00 às 16h30 – Divulgação e distribuição das cartilhas do programa “Viaja Mais Melhor idade”
08h00 às 16h30 – Plantão de Direitos
0800 às 16h30 – Cine Sesc (Curtas metragens que serão exibidos: Vida Maria, O Rouxinol e a Rosa, Dona Cristina Perdeu a Memória, Imminente Luna, Wenceslau e a Árvore do Gramofone, No espelho de Céu, Ponto das ervas, O Nosso Livro, Batuque na Cozinha, Dona Carmela, Marina)
09h às 10h – Palestra: “Prevenção contra os acidentes domésticos na 3º idade” Palestrante Liziane Castagnino Martins de Souza – fisioterapeuta, pós-graduada em dermato-funcional e especialista em RPG (Reeducação Postural Global)
10h – Oficina de memória
10h às 16h – Espaço das Artes (oficinas de artesanato)
Bijuteria em tecido: Fátima Amorim
Découpage em cerâmica: Luciene Torres
12h às 14h – Almoço dançante com o grupo Amicegom
14h – Oficina Equilíbrio e postura
15h – Palestra: “Estresse e depressão na 3º idade”
Palestrante: Ronny Roselly – médica geriatra, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
15h – Momento de Ativação e Meditação

Sinopses:
Vida Maria (2006, Brasil, 9min, animação)
Direção: Márcio RamosMaria José é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. Ao final, o início de um novo ciclo que vai reproduzir o seu passado no futuro de sua filha.

O Rouxinol e a Rosa (Alemanha, 25min, animação)
Direção: Christian Twente
Adaptação do conto infantil do escritor Oscar Wilde. Revela aspectos humanos como vaidade, egoísmo, amor, orgulho, hipocrisia, desigualdade social, dentre outros.

Dona Cristina Perdeu a Memória (2002, Brasil, 13min, ficção)
Direção: Ana Luiza Azevedo
Antônio, um menino de 8 anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida, os nomes de seus parentes e os santos do dia. Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.

Imminente Luna (2000, Brasil, 25min, ficção)Direção: Maurício LanzaraErnesto e Mathias são dois velhos que dividem um quarto num asilo. Ernesto não sai da cama. Mathias olha para fora e conta as histórias que vê. Ernesto, rabugento e introspectivo, vai aos poucos se envolvendo nas histórias de Mathias
Wenceslau e a Árvore do Gramofone (2009, Brasil, 10min)
Direção: Adalberto Müller

O menino Wenceslau descobre a poesia das pequenas coisas lendo os escritos do avô (poemas de Manoel de Barros), que mora numa estranha árvore.

No Espelho de Céu (1998, México, 10min, ficção)
Direção: Carlos SalcesLuis, um garoto que vive em uma região agrícola, tem a fantasia de pegar um avião que sempre vê refletido em poças nos arredores de uma plantação. Depois de várias tentativas, consegue fazer uma arapuca com uma caixa de madeira. Na manhã seguinte, o avião está se mexendo.

Ponto das Ervas (1978, Brasil, 10min, doc)
Direção: Celso Brandão
O filme retrata a influência das ervas na farmacopéia nordestina e o papel social da medicina popular no meio rural. O curta enfoca o trabalho do professor Oliveira, proprietário do Ponto das Ervas do Senhor do Bonfim, em Maceió (AL), desde a escolha das folhas até o preparo dos remédios naturais

O Nosso livro (2004, Brasil, 19min, doc)
Direção: Anna Azevedo
O filme apresenta as “tias” Eunice, Doca e Surica – Pastoras da Velha Guarda da Portela, conhecidas e respeitadas no mundo do samba por comandar tradicionais rodas de fundo de quintal, eventos que remontam ao século XIX, quando baianas da Praça XI, como Tia Ciata, abriam seus quintais para batucadas, umbigadas, capoeira e samba. “O samba nasceu e cresceu no quintal dessas tias”, afirma Tia Eunice.

Dona Carmela (2004, Brasil, 13min, ficção)
Direção: Iziane Filgueiras Mascarenhas
Ao contar a história da descoberta do afeto entre Augusto e seu neto, Sergio, o filme revela, também, o conflito entre o sonho de um velho ator em voltar a trabalhar e a realidade da mais poderosa contadora de histórias dos nossos dias – a televisão.

Marina (2003, Brasil, 15min, ficção)
Direção: Isabel Diegues Marina e Pedro eram muito amigos, protegidos pela infância. Até que o mundo dos adultos descobre uma mulher nos doze anos de Marina.

SERVIÇO
Dia da Qualidade de Vida do Idoso
Data: 07 de julho
Horário: 08h às 16h30
Local: Sesc Poço (Rua Pedro Paulino, 40, Poço)
Entrada franca
Mais informações: 0800 284 2440 e 2123-2440