Assentados seguem em caminhada nesta terça-feira pela manhã para a sede do Incra, onde ficarão acampados por tempo indeterminado.
Cerca de 280 integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) oriundos de várias partes do Estado acampam na noite desta segunda-feira, 21, no prédio sede da Eletrobras Distribuição de Alagoas, no Tabuleiro.
De acordo com o assentado Givanildo Marques da Silva, o grupo pediu abrigo para passar a noite e na manhã desta terça-feira (22) segue em caminhada para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL), no Centro, onde devem permanecer acampados por tempo indeterminado.
“Nossa intenção não é danificar nada nem entrar nas dependências do prédio. Só queremos abrigo por uma noite, em uma ocupação pacífica e ordeira”, explicou Givanildo. Uma guarnição do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi chamada para averiguar a situação, mas já deixou o prédio.
Quanto a ocupação do Incra, o assentado foi mais enfático: “Só desocuparemos o Incra quando o superintendente Estevão Oliveira deixar o cargo”, disse, acrescentando que a previsão é de que amanhã – data em que a CPT completa 35 anos de atuação no País – mais 500 pessoas ligadas ao movimento cheguem a capital.
Além da crítica a gestão do atual superintendente do Incra, os assentados cobram melhorias nos assentamentos e maior comprometimento do órgão federal.