Uma operação conjunta realizada na manhã desta terça-feira, dia 22, deu início à apreensão de porcos que circulam livremente pela região do Mercado da Produção, no bairro da Levada.
Uma operação conjunta realizada na manhã desta terça-feira, dia 22, deu início à apreensão de porcos que circulam livremente pela região do Mercado da Produção, no bairro da Levada. Os animais chafurdam entre os alimentos descartados pelos comerciantes da central de abastecimento e são considerados transmissores de doenças, além de atrapalhar a circulação de pessoas e veículos.
A operação de hoje contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre policiais ambientais, de trânsito, fiscais do Centro de Controle de Zoonoses, Superintendência de Trânsito (SMTT), Controle e Convívio Urbano (SMCCU), além do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
A presença de homens do Bope garantiu a remoção de mais de 20 animais, que foram encaminhados para o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, onde serão avaliados pelos alunos do curso de zootecnia.
Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 300 animais vivem livremente pelas ruas do bairro e o consumo da sua carne é considerado impróprio para humanos. A apreensão dos animais foi decidida em uma reunião realizada na última semana no Ministério Público Estadual. Uma nova etapa deverá ser realizada pelos órgãos. A data, no entanto, não foi definida.
A apreensão desses animais é considerada emblemática, uma vez que informações extraoficiais dão conta que os porcos pertenceriam a traficantes que comandam o tráfico na região e por isso mesmo são considerados ‘intocáveis’.