Categorias: Interior

PM mobiliza tropas nas cidades devastadas

Comandantes dos batalhões traçam estratégias de apoio

Assessoria

Assessoria

A Polícia Militar iniciou desde ontem (22), em União dos Palmares, uma operação de ajuda às vítimas das enchentes que destruíram parte da cidade e outros municípios da Zona da Mata alagoana.

Por determinação do comandante-geral da PMAL, coronel Dalmo Sena, um gabinete de crise para definir as estratégias a serem tomadas foi montado com a participação do Comando de Policiamento do Interior, 2º Batalhão (sede em União dos Palmares) e do Batalhão Ambiental (BPA), em apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas na área do 2º BPM.

Durante todo o dia de ontem, o comando dos batalhões mobilizados visitaram as cidades mais afetadas e se reuniram com os prefeitos dos municípios atingidos, representantes da Defesa Civil municipal e integrantes do Corpo de Bombeiros.

Foram discutidas estratégias de segurança nas cidades que não dispõem de energia elétrica, nos abrigos e na organização para a distribuição de água, medicamentos, colchões, roupas e cestas básicas. Desde a semana passada, quando as chuvas varreram as ruas de municípios da Zona da Mata alagoana, a PM tem recebido denúncias de saques e assaltos na região.

Também, policiais militares do BPA realizaram buscas a pé na calha do rio Mundaú (entre as cidades de Murici e Branquinha) com o objetivo de resgatar os corpos de pessoas desaparecidas. Hoje (23), as buscas serão reforçadas por equipes do Corpo de Bombeiros e por cães farejadores. Dois médicos da Polícia Militar fazem diariamente com o Corpo de Bombeiros o sobrevôo de helicóptero nas áreas afetadas pela cheia.

Guarnições de apoio formadas por policiais do 2º BPM, Batalhão Ambiental, Bope, Batalhão de Radiopatrulha, Polícia Rodoviária e da Companhia Fazendária foram deslocadas para as cidades de União dos Palmares, Branquinha, Murici, Santana do Mundaú e São José da Laje, Jacuípe, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Atalaia, Capela, Viçosa, Cajueiro, São Luís do Quitunde e Matriz do Camaragibe. Cerca de 250 PMs estão sendo empregados nestas cidades

As chuvas que caíram em Alagoas provocaram estragos em 27 municípios. Segundo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Estado, até a manhã desta quarta-feira o saldo é de 29 mortos. Cerca de 600 pessoas ainda estão desaparecidas.