Categorias: Maceió

Diminui o número de desaparecidos em Alagoas

Segundo relatório parcial da Comissão de Avaliação de Danos da Secretaria Nacional de Defesa Civil, estão desaparecidas 28 pessoas em União dos Palmares, e uma em Branquinha. Total é de 135 pessoas.

Flávia Duarte/Alagoas24Horas

Flávia Duarte/Alagoas24Horas

Praticamente uma semana após a tragédia que devastou cerca de 21 municípios alagoanos, a Defesa Civil Estadual anunciou nesta quinta-feira, dia 24, que reduziu drasticamente o número de pessoas consideradas desaparecidas em Alagoas.

Segundo relatório parcial da Comissão de Avaliação de Danos da Secretaria Nacional de Defesa Civil, estão desaparecidas 28 pessoas em União dos Palmares, e uma em Branquinha. No total, 135 pessoas estão sendo procuradas. Os municípios estão entre os mais atingidos pelas enchentes.

Segundo relatórios anteriores da Defesa Civil, cerca de 600 pessoas estavam desaparecidas. A redução se deu após a localização de uma comunidade quilombola no Povoado Muquém, na zona rural de União dos Palmares, além da contabilização dos moradores da localidade.

Ainda de acordo com a Defesa Civil de Alagoas, o número de desabrigados permanece estável em mais de 26 mil pessoas. Segundo o assessor do CB, major Sandro Cavalcante, todos os desabrigados já recebem a assistência do Estado. Outra informação ratificada pelo Corpo de Bombeiros diz respeito ao número de mortos, que permanece em 29 óbitos oficiais.

Um relatório completo deve ser concluído até a próxima terça-feira, dia 29, e será entregue a Secretaria Nacional de Defesa Civil. Neste relatório constarão todas as informações relativas ao desastre.

Na manhã desta quinta-feira, dia 24, o movimento é intenso no quartel-geral do Corpo de Bombeiros Militar em Alagoas. Centenas de voluntários realizam o transporte de donativos, além da seleção das roupas e alimentos doados pela população.

O assessor de comunicação do CB destacou que a ajuda continua chegando e é necessária. Entre os itens mais necessários estão alimentos de pronto consumo, cobertores, colchões, roupas, medicamentos para pressão arterial, anti-inflamatórios, antibióticos, antitérmicos e analgésicos. O militar destacou, ainda, a necessidade de fraldas, mamadeiras, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de leite, velas e fósforos.

Entre os voluntários presentes ao Corpo de Bombeiros está um grupo de integrantes da reserva técnica da Polícia Militar e Bombeiros, que tiveram sua convocação anunciada na noite de ontem pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).