A operação acontece em sete estados.
A Polícia Federal no Mato Grosso do Sul deflagrou, nesta terça-feira, a Operação Formatura, que visa a desmantelar uma organização que falsificava diplomas, principalmente de cursos a distância dos ensinos médio e fundamental, em sete Estados.
As investigações foram iniciadas no ano de 2008, por meio de denúncia recebida, via internet, pela PF de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, que instaurou inquérito para apurar as irregularidades e identificar estabelecimento e pessoas envolvidas no esquema.
No total, a 5ª vara da Justiça Federal de Campo Grande expediu 59 mandados de Busca e Apreensão nos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Os materiais arrecadados serão encaminhados para o Setor de Perícias Criminais da Polícia Federal em Campo Grande. Até por volta das 10h40, ninguém havia sido preso.
Para checar se um curso está devidamente registrado, o MEC recomenda que, ao se matricular, o aluno busque informações na secretaria estadual de educação, no caso do ensino médio, e na secretaria municipal de educação, no caso do ensino fundamental, responsáveis pela fiscalização dos cursos. São da alçada do MEC os cursos superiores das universidades federais e particulares.