Santana do Mundaú, Branquinha e União foram visitados.
Destruição, pessoas que perderam quase tudo. Este é o cenário encontrado em algumas cidades alagoanas que foram atingidas pelas enchentes no último dia 19. A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, visitou nesta quinta-feira (1º) alguns municípios afetados para verificar a situação dos abrigos nas regiões.
Santana do Mundaú, Branquinha e União dos Palmares foram os municípios visitados pela comitiva. Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Ministério da Integração Nacional acompanharam a visita.
Nesses municípios a população está abrigada nos poucos prédios públicos que resistiram à enchente. O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, falou da preocupação que os abrigos estão causando. Ele solicitou mais segurança para esses locais.
O prefeito explicou que o município tem 18 locais como abrigo, entre escolas, ginásios e postos de saúde e tem 582 famílias desabrigadas.
Já o prefeito de Santana do Mundaú, Eloi da Silva, solicitou máquinas para limpar terrenos. Ele informou que também ficou desalojado e se disponibilizou a organizar os espaços para receber as barracas que o governo do Estado providenciou e que servirão de abrigos até a reconstrução das casas.
Para a secretária Solange Jurema, visitar essas cidades é fundamental para a elaboração de um diagnóstico real. “É importante ir até essas cidades para ver como as pessoas estão vivendo. Destacamos locais em que outros abrigos são necessários. Essas cidades precisam voltar à rotina e as escolas, postos de saúde e igrejas não podem continuar funcionando como abrigo”, explicou.
Durante a visita, a comitiva analisou ainda a situação das doações que estão sendo entregues. Os três prefeitos falaram que estão recebendo diariamente boa quantidade de donativos. Em Branquinha, as famílias já estão cadastradas e recebendo água, cesta básica, materiais de higiene, limpeza e roupas suficientes para atender ao número de moradores de cada casa.