O ponto alto do passeio é a vista magnífica da imensidão dos canyons.
Alagoas é muito mais que belas praias. Prova disso é o crescimento do turismo em diversos segmentos, como o cultural, étnico, de eventos e também ecoaventura.
A região do Rio São Francisco tem se destacado nesse cenário, ao longo de seus 240km e das cidades cheias de charme e história para contar. Essa é uma ótima dica de passeio para as férias de julho e também de feriados para os alagoanos que ainda não conhecem essa parte tão bela do Estado.
Desde a foz do rio, em Piaçabuçu, até o canyon, em Delmiro Gouveia, as opções de passeios são muitas. Mas a dica para um passeio diferente e que poucos conhecem é a fazenda Mirante do Talhado, propriedade do simpático ‘Seu José Francisco’, na cidade de Delmiro Gouveia.
O Mirante do Talhado conta com estrutura de restaurante com capacidade para 60 pessoas e também os passeios ecológicos e de aventura, como o rapel. O grande atrativo do local é o lado ecológico e regional.
O ‘Seu Francisco’, como é conhecido o empresário do Mirante do Talhado, acompanha pessoalmente todas as atividades no local. Lá se podem fazer as trilhas ecológicas pela caatinga, com esclarecimentos técnicos sobre a fauna e flora desse bioma, além de ver apresentações culturais durante todo o percurso.
O ponto alto do passeio é a vista magnífica e encantadora da imensidão dos canyons do Rio São Francisco, no mirante do Talhado. Outro grande atrativo é a culinária regional, que é oferecida no restaurante, com iguarias sertanejas, como a galinha caipira, a carne de bode e a rapadura fresquinha.
A dica para quem não conhece a região é também dar uma esticada e ir até a cidade de Piranhas, que tem o Museu do Cangaço e outros atrativos. A cidade conta também com boas opções de hospedagem e restaurantes.
Para quem gosta de natureza, ecologia, cultura e também aventura, vale a pena conhecer esse lugar simples e ao mesmo tempo magnífico.
Um pouco mais sobre o local – Em Delmiro Gouveia, no início do século passado, o empreendorismo se fez presente na construção de Angiquinho, a 1ª hidrelétrica do Nordeste, hoje um dos principais atrativos turísticos deste roteiro.
As águas represadas formam um grande lago, conhecido como Lago do Xingó, e os passeios de barcos, indo em direção ao Riacho do Talhado, mais precisamente entre os municípios de Olho d’Água do Casado e Delmiro Gouveia, descortinam a magia do canyon do Rio São Francisco. Entre os paredões, a parada é obrigatória para refrescantes mergulhos.