Autoridades descobriram casos em União dos Palmares.
Na tentativa de receber uma casa nova do governo, falsos desabrigados se infiltraram entre os flagelados das chuvas nos alojamentos improvisados de Alagoas.
As autoridades já descobriram casos em União dos Palmares (a 81 km de Maceió), e há indícios de que a mesma tentativa de fraude esteja ocorrendo no município vizinho de Murici, informa o enviado especial a União dos Palmares e Murici (AL) Fábio Guibu, em reportagem publicada na Folha de São Paulo deste domingo, 4.
Em União dos Palmares, os aproveitadores ainda teriam criado "flagelados fantasmas" para receberem em domicílio alimentos a que teriam direito por supostamente abrigarem vítimas das enchentes em suas casas.
A cidade foi uma das mais atingidas pela enchente do rio Mundaú. A prefeitura contabiliza cerca de 11,3 mil desabrigados e desalojados, além de nove mortos e 17 desaparecidos no município.
Para combater as tentativas de fraude, a Prefeitura de União dos Palmares vai cruzar as informações dos desabrigados com os dados dos agentes comunitários. O resultado será confrontado com os cadastros das companhias de água e energia elétrica para saber quem de fato perdeu suas casas.
A mesma estratégia deverá ser usada em Murici, onde, segundo o secretário municipal de Relações Institucionais, Luiz Neto, também existem denúncias de falsos desabrigados e venda de cestas básicas e água mineral.