Categorias: Maceió

Campanha arrecada donativos no comércio

Produtos serão destinados aRio Largo, União e Santana.

Na próxima quinta-feira (08/07), às 9 horas da manhã, o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) vai realizar a Campanha Ação Solidária, a fim de arredar donativos para as vítimas das enchentes em Alagoas. A mobilização será em frente ao posto da Central Já – antigo Produban -, no Calçadão do Comércio e conta com a parceria da Associação dos Trabalhadores da Ufal (Atufal) e o Movimento Luta de Classes.

Segundo a coordenadora da secretaria da mulher do Sintufal, Marta de Carvalho, na ocasião serão entregues ofícios nas lojas do Centro, a fim de mobilizá-las para essa campanha com a doação de donativos. “Faremos a solicitação de material de limpeza e de higiene pessoal, além de roupas íntimas, de banho e de cama, que são os produtos de maior necessidade dos municípios”, lembrou.

Cerca de trinta pessoas estarão envolvidas nesta ação. Nos dias 12, 14, 16, 19, 21, 23, 26, 28 e 30, a Campanha Ação Solidária vai visitar os bairros do Estáquio Gomes, Village Campestre, Graciliano Ramos, Benedito Bentes I e II, Clima Bom, Osman Loureiro, Salvador Lira, Chã da Jaquieira, Fernão Velho e Feirinha do Tabuleiro, respectivamente. No dia 2 de agosto, a Campanha chegará ao bairro do Prado e da Levada, a mobilização segue nos dias 4 e 6, com local a definir.

Os donativos arrecadados serão entregues nos municípios de Rio Largo, União dos Palmares e Santana do Mundaú. No último dia 23, o Sintufal também organizou uma Caravana da Solidariedade e foi até União dos Palmares, onde fez a entrega alimentos, roupas e cobertores arrecadados junto à comunidade universitária.

Doações poderão ser feitas na sede do Sintufal, Rua França Morel nº 240, Centro Maceió, próximo à Transpal. Fone: (82) 3221-9722. Email: sintufal@sintufal.org.br ou na Atufal, Rua 7 de Setembro, nº 110, próximo à Praça Sinimbú. Fone: 3336-1706

Números

O último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado mostra que 181.018 pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pela catástrofe, 69 pessoas continuam desaparecidas, 26.618 desabrigadas, 6.242 foram retiradas das áreas afetadas para evitar novos acidentes, 47.897 continuam desalojados e 37 foram mortos.

Foram afetadas as cidades de Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Lage, União dos Palmares, Jundiá, Jacuípe, Branquinha, São Luiz do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Paulo Jacinto, Murici, Rio Largo, Viçosa, Atalaia, Cajueiro, Capela, Maragogi, Marechal Deodoro, Satuba, Maceió, Colônia Leopoldina, Chã Preta, São Miguel dos Milagres, Passo do Camaragibe, Santa Luzia do Norte, Campestre e Ibateguara.

Estão em situação de calamidade pública os municípios de Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje União dos Palmares, Branquinha, Paulo Jacinto, Murici, Rio Largo Viçosa, Atalaia, Cajueiro, Capela, Jacuípe, Satuba. Em situação de emergência encontram-se as cidades de São Luiz do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Jundiá e Ibateguara.