Categorias: Política

Entrevistas com candidatos ao governo

Fecomércio promove primeiro debate com candidatos.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) dará início a primeira rodada de entrevistas com os candidatos ao governo do Estado no próximo dia 12, das 10h às 11h, no auditório do Sesc, no bairro do Poço.

Pelo sorteio, o candidato Ronaldo Lessa (PDT) será o primeiro a ser entrevistado. Em seguida, o candidato à reeleição, governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), fará sua participação na terça-feira (13). O microempresário Tony Clóves (PCB) será sabatinado na quarta-feira (14), Mário Agra (PSOL) na quinta-feira (15) e Jeferson Piones (PRTB) na sexta-feira (16).

No dia do sorteio que definiu a ordem dos entrevistados, o presidente do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac / IFEPD, Wilton Malta, apresentou aos representantes dos candidatos as regras da série de entrevistas. De acordo com as normas, na primeira fase serão elaboradas cinco perguntas, pela Fecomércio/AL, a todos os candidatos com os seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Saúde e Educação. Os candidatos terão até quatro minutos para responder a cada pergunta sem tolerância para extrapolação do tempo.

Na fase seguinte, a palavra será franqueada a fim de que a plateia possa fazer perguntas, inclusive jornalistas e radialistas. Para esse quesito, os candidatos terão até três minutos para a resposta.

O público em geral poderá fazer uso do microfone para fazer as perguntas diretamente aos candidatos ou utilizar os formulários que serão entregues. Nesse caso, será opcional a identificação de quem elaborou a pergunta.

Não serão permitidas perguntas desrespeitosas e/ ou ofensivas à moral ou à imagem dos entrevistados. Os candidatos poderão filmar a própria entrevista e utilizar as imagens no Guia Eleitoral, desde que informe à comissão organizadora do Sistema Fecomércio. É proibido ao candidato filmar a entrevista dos adversários.

À Fecomércio cabe convidar os empresários do terceiro setor e divulgar a série de entrevistas na mídia espontânea. No entanto, os candidatos poderão reforçar o convite junto aos empresários e ao público em geral. Os últimos cinco minutos da entrevista serão destinados às considerações finais de cada candidato.